Como fazer a fundamentação da petição inicial?

Índice

Como fazer a fundamentação da petição inicial?

Como fazer a fundamentação da petição inicial?

Petição inicial com o Novo CPC

  1. O juízo ao qual é dirigida;
  2. A qualificação das partes;
  3. Os fatos e o fundamento jurídico do pedido;
  4. O pedido e suas especificações;
  5. O valor da causa;
  6. As provas com as quais o autor pretende demonstrar a veracidade das alegações;
  7. A opção, ou não, de conciliação ou mediação.

O que é um pedido de petição?

Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito. Por meio dela, o indivíduo acessa o Poder Judiciário e o provoca a atuar no caso concreto, gerando uma decisão que substitui a vontade das partes.

Como fazer uma petição inicial?

Endereçar a petição ao juízo competente, qualificar as partes de forma correta, valorar a causa, juntar a procuração e cumprir os demais requisitos definidos pelo Código de Processo Civil são tarefas básicas de como fazer uma petição inicial.

Qual a finalidade da petição inicial?

A petição inicial indicará: II - os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citação do réu.

Qual o prazo para emendar a petição inicial?

Embora haja previsão legal para a emenda da inicial, o prazo é de apenas 15 dias. E a jurisprudência evidencia a existência de extinções pela perda do prazo de diligência. Emenda da petição. Em caso de inobservância dos requisitos, o autor será notificado para emendar a petição inicial.

Quais são os requisitos de uma petição inicial?

Em todas peças processuais devemos ter como base o artigo 282 do Código de Processo Civil, que deixa bem claro quais são os requisitos essenciais de uma petição inicial. Art. 282. A petição inicial indicará: II - os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu;

Postagens relacionadas: