Como calcular indicadores de liquidez?

Índice

Como calcular indicadores de liquidez?

Como calcular indicadores de liquidez?

Calculo da liquidez corrente:

  1. liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante.
  2. liquidez seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante.
  3. liquidez imediata = disponível / passivo circulante.
  4. liquidez geral = (ativo circulante + realizável a longo prazo) / (passivo circulante + passivo não circulante)

Como obter os índices de liquidez?

A forma mais simples de obter os índices de liquidez é utilizando as informações presentes no seu balanço patrimonial. Uma vez que este é um documento contábil obrigatório para algumas categorias de empresas, se este for o seu caso não será preciso buscar novas informações além das que já estão disponíveis.

Como é feita a análise dos índices?

Análise dos índices. Para uma ampla e correta análise de liquidez da empresa é aconselhável o estudo dos 4 índices de forma simultânea e comparativa, sempre observando quais são as necessidades da empresa, qual o ramo do mercado em que ela está inserida e quais as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices.

Quais são as informações para o cálculo desses índices?

As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Portal da Contabilidade.

Como calcular a liquidez do negócio?

Calcular e compreender corretamente os seus índices financeiros, como o de liquidez, pode ajudar a identificar a real situação do negócio e então definir prioridades. Se a liquidez do negócio é positiva, a saúde financeira está em dia e é possível até pensar em reinvestir para crescer.

Postagens relacionadas: