Que tipo de morte pode doar órgãos?
Índice
- Que tipo de morte pode doar órgãos?
- Quem morre de AVC pode doar órgãos?
- Quais são os 7 órgãos que podem ser transplantados?
- Qual o órgão mais difícil de ser doado?
- Por que a doação de órgãos pós-morte?
- Por que o doador de órgãos não pode doar?
- Como é possível doar órgãos no Brasil?
- Qual o limite de idade para doar órgãos?
Que tipo de morte pode doar órgãos?
Há duas situações de morte: a morte encefálica, que é a morte do encéfalo (cérebro+tronco encefálico) e a morte por coração parado.Na morte encefálica, os órgãos que podem ser doados são: o coração, os dois pulmões, o fígado, os dois rins, o pâncreas e o intestino.
Quem morre de AVC pode doar órgãos?
A doação de órgãos de pessoas falecidas somente acontecerá após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica. Geralmente, são pessoas que sofreram um acidente que provocou traumatismo craniano (acidente com carro, moto, quedas etc.) ou sofreram acidente vascular cerebral (derrame) e evoluíram para morte encefálica.
Quais são os 7 órgãos que podem ser transplantados?
Órgãos: rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado e intestino. Tecidos: córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias.
Qual o órgão mais difícil de ser doado?
“Os mais difíceis são pulmão e coração, devido aos diversos critérios necessários para o transplante destes órgãos”, explica. Há ainda a possibilidade de doação de tecidos ósseos e musculares e pele, que são pouco divulgados.
Por que a doação de órgãos pós-morte?
Para haver a doação de órgãos pós-morte, os familiares do falecido tem de dar o aval. Mas, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), dados de 2020 revelam que 36% das famílias negaram a doação de órgãos de seus parentes mesmo após comprovada a morte encefálica.
Por que o doador de órgãos não pode doar?
O doador de órgãos e tecidos não pode ter doenças que serão transferidas para quem receberá seus órgãos, tais como: tuberculose ou câncer. No entanto, se a pessoa faleceu e não tem doenças transmissíveis, e a doação já era um desejo expressado em vida, aí sim pode doar.
Como é possível doar órgãos no Brasil?
Para ser doador de órgãos no Brasil, é preciso informar à família deste desejo, pois não há necessidade de deixar registrado em nenhum documento. Atualmente é possível doar rins, fígado, coração, pâncreas e pulmões, além de tecidos, como córnea, pele, ossos, cartilagens, sangue, válvulas cardíacas e medula óssea.
Qual o limite de idade para doar órgãos?
Não existe limite de idade para doar órgãos, ... A doação do rim não traz prejuízos à vida da pessoa doadora, e acontece por um procedimento de poucas horas.