Como preparar um Ajebó para Xangô?

Índice

Como preparar um Ajebó para Xangô?

Como preparar um Ajebó para Xangô?

Ajebo ou Ajébo: comida-ritual do orixá Xangô Ayra. É preparado com seis ou 12 quiabos, que devem ser cortados em "lascas" e, em seguida, batido com três claras de ovos até formar uma musse. Depois, deve-se regar a mistura com gotas de mel de abelha e azeite doce.

Quais as oferendas para Xangô?

Suas oferendas são as flores marrons, cerveja preta, fumo e o famoso Amalá de Xangô, oferenda preparada com quiabos e muito tradicional nos Candomblés. Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.

Onde colocar oferenda para Xangô?

Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas. O todo poderoso Orixá da justiça deve ser presenteado com velas brancas, vermelhas ou marrons. Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também.

Quais são as oferendas para Xangô?

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.

Que Santo e Xangô na Igreja Católica?

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.

Quais são os tipos de quiabos?

É feito com seis ou doze quiabos cortado em “lasca”, batido com três clara de ovos até formar um musse, regado com gotas de mel de abelha e azeite doce. Colocado em uma gamela forrada com massa de acaçá ou pirão de farinha de mandioca, ornado com doze quiabos inteiros, doze moedas circulante, doze bolos de milho branco e seis Orobôs.

Qual é o significado de Xangô?

Xangô, dentre tantas denominações, se refere àquele que é dito como a divindade que rege elementos como o fogo e o raio, conhecido por ser um forte instrumento de justiça. Sinônimo de força e obstinação, Xangô é o padroeiro dos intelectuais e detentor das leis da escrita, sendo ainda um grande defensor dos injustiçados.

Como fazer o quiabo com as mãos?

Depois, os quiabos serão cortados em rodelas bem finas. Com os quiabos picados, todas as rodelas devem colocadas na vasilha de ágata, junto com a água, o vinho e o açúcar. A mistura é então batida com as próprias mãos até que espume, transformando-se no que se chama de Ajebó. Enquanto bater o quiabo com as mãos, converse com o Orixá.

Quais são os quiabos para o banho?

Para o banho serão necessários 32 quiabos, um pouco de água corrente pertencente a uma cachoeira ou rio, uma vasilha feita em pedra ágata, um pouco de açúcar (que pode ser cristal ou mascavo) e um copo de vinho licoroso e doce da preferência de quem irá tomar o banho.

Postagens relacionadas: