O que o resultado tem a ver com o regime de competência?

Índice

O que o resultado tem a ver com o regime de competência?

O que o resultado tem a ver com o regime de competência?

Regime de competência: uma despesa ocorre ou uma receita é realizada na data da situação que gerou o evento contábil, independentemente de pagamento; regime de caixa: uma despesa ocorre ou uma receita é realizada apenas na data do seu pagamento.

Quando o regime de competência reconhece as receitas e despesas?

Uma organização que adota o regime de competência reconhece as receitas e despesas apenas quando ocorrem entradas e saídas efetivas do caixa da organização.

O que determina ou estabelece o regime de competência?

O termo regime de competência significa que independente da data do pagamento ou recebimento dos valores monetários, de uma receita ou despesa, a mesma será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.

Quais efeitos do não cumprimento do regime de competência na contabilidade?

A não observação do regime de competência Para as empresas que optaram pelo Lucro Real, deixar de utilizar o regime de competência ao se trabalhar com resultados financeiros, ou seja, realizar a contabilização de ativos ou passivos fora do período em que ocorreram, pode distorcer os resultados fiscais.

Qual a vantagem do regime de competência?

Com o regime de competência, o controle contábil é equivalente ao controle financeiro. ... Isso exige um maior controle contábil quanto aos débitos e proventos futuros, sem que estes sejam lançados fora do período, o que pode acabar tornando o regime de competência um pouco mais difícil de se trabalhar.

Por que o regime de competência é importante?

O regime de competência é importante porque é o modelo oficial da legislação brasileira para declaração de imposto de renda, é capaz de organizar as finanças de empresas de qualquer porte e é utilizado para prever o futuro financeiro da empresa.

Por que o regime de competência é valioso?

Existem alguns exemplos em que o regime de competência é muito valioso. Por exemplo, o regime de competência é capaz de avaliar a depreciação dos bens, ou seja, o quanto ele perde de valor ao longo de determinado tempo. Outro ponto importante que o regime de competência considera, é o pagamento de encargos e salários.

Qual o regime de competência na contabilidade?

O regime de competência na contabilidade também facilita a elaboração do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), que é um dos mais importantes relatórios de gestão, pois possibilita avaliar os lucros ou prejuízos.

Qual o valor a ser apurado como regime de competência?

Digamos que seja R$ 18000, o valor a ser apurado mensalmente como regime de competência seria de R$ 1500. Dependendo do volume de vendas de anuidades e da sazonalidade dessas vendas, se você não distribuir essa receita de acordo com a sua competência, pode ser que no final do ano falte dinheiro para pagar suas contas.

Postagens relacionadas: