Como fazer revisão espaçada?
Índice
- Como fazer revisão espaçada?
- Como fazer revisões programadas?
- Quanto tempo para revisar a matéria?
- Qual a melhor técnica de revisão?
- Como fazer uma revisão ativa?
- O que é técnica de repetição espaçada?
- É importante dedicar um tempo para revisar periodicamente o que foi estudado porque?
- Como a repetição espaçada funciona?
- Como fazer a revisão do conteúdo estudado?
- Como fazer uma revisão durante os estudos?
- Quando é recomendado que as revisões sejam feitas?
Como fazer revisão espaçada?
A técnica é muito simples e pode ser usada por qualquer um que tenha um papel e uma caneta em mãos. Basta escrever uma pergunta de um lado e a resposta do outro. Na hora de revisar, faça a pergunta para si mesmo, responda e confira a resposta do outro lado do cartão.
Como fazer revisões programadas?
Lembrando de começar o seu dia de estudos com as revisões programadas conforme o que nós aprendemos hoje aqui neste episódio muito importante. Então o seu dia de estudo funciona mais ou menos assim: Primeiro você revisa o que está programado para o dia. Depois você começa a estudar as matérias agendadas.
Quanto tempo para revisar a matéria?
Primeira revisão: até 24 horas. Segunda revisão: 7 dias. Terceira revisão: 30 dias. Outras: a cada 30 dias.
Qual a melhor técnica de revisão?
4 Ferramentas e técnicas para revisão para concursos
- 1 – Flashcards: uma das mais simples ferramenta de revisão. ...
- 2 – Revisão espaçada: uma das técnicas de revisão para concursos mais populares. ...
- 3 – Mapas Mentais: ideal para consolidar e dar complexidade ao aprendizado nas revisões. ...
- 4 – Resumos dos estudos como revisão.
Como fazer uma revisão ativa?
Mas a revisão precisa ser ativa. Revisar é treinar sua memória a retomar algo que já está nela. Revisar é fazer o seu cérebro relembrar o conteúdo sem a ajuda de vídeo-aulas, nem de anotações, nem de livros. Você não terá acesso a nada disso no dia da prova.
O que é técnica de repetição espaçada?
Também conhecida como técnica de revisão espaçada, a técnica de estudo Repetição por Intervalos está cada vez mais popular no Brasil. É muito conhecida por estudantes estrangeiros, principalmente na Ásia. O objetivo da repetição espaçada é garantir a memorização dos conteúdos, mas também o rápido aprendizado.
É importante dedicar um tempo para revisar periodicamente o que foi estudado porque?
Conforme você já observou acima, ao dedicar tempo para as revisões você ganhará tempo, não o contrário. Se você não se dedicar a revisar os conteúdos, após 30 dias você precisará 'estudar' tudo novamente, pois restarão em sua memória menos de 10% do conteúdo estudado.
Como a repetição espaçada funciona?
A repetição espaçada é uma técnica de estudo que pode ser aplicada em várias matérias e contextos. Em especial, a repetição espaçada será útil no aprendizado de matérias em que você deve adquirir um grande número de itens e retê-los indefinidamente na memória. Isso acontece por exemplo quando precisa aprender um novo idioma.
Como fazer a revisão do conteúdo estudado?
É muito importante que você faça a revisão do conteúdo estudado nas primeiras 24 horas depois que aprendeu. Se possível, faça isso depois do estudo.
Como fazer uma revisão durante os estudos?
Com a repetição, você transforma esse aprendizado em conhecimento, armazenando-o na memória semântica. E a maneira que a gente faz isso durante os estudos é através das revisões. Basicamente, uma revisão é um tempo que você separa durante os estudos para rever um conteúdo já estudado. Meio óbvio, certo?
Quando é recomendado que as revisões sejam feitas?
Normalmente, é sugerido que se façam revisões de 24h, 7 dias e 30 dias após o dia do contato inicial com a matéria, para que o conteúdo não seja esquecido. Contudo, é muito comum ver estudantes perdidos em meio às revisões que vão se acumulando e que acabam por se tornarem inviáveis.