Que tipo de silo é mais recomendado para o pequeno produtor?
Índice
- Que tipo de silo é mais recomendado para o pequeno produtor?
- Como se faz a silagem?
- Como fazer silagem no saco?
- O que sabe sobre como garantir uma boa fermentação de uma silagem?
- Como se faz a silagem?
- Quais são as vantagens da silagem ensacada?
- Qual a espessura ideal dos sacos de silagem?
- Quais são as culturas associadas a esta silagem?
Que tipo de silo é mais recomendado para o pequeno produtor?
Silo cincho é boa alternativa para pequenos produtores alimentarem o gado. Uma alternativa mais barata e eficiente para manter o gado bem alimentado no período de estiagem. É o que, segundo a Emater-MG, os pequenos produtores podem conseguir com a implantação do silo cincho para o armazenamento de capim-elefante.
Como se faz a silagem?
Para fazer a silagem de milho, utilizam-se as mesmas variedades para produção de grãos adaptadas à região. A planta deve ser cortada inteira quando os grãos estiverem no ponto farináceo. O rendimento é de 20 a 30 toneladas de massa verde por hectare.
Como fazer silagem no saco?
Para que a silagem feita sem o auxílio de máquinas fique bem compactada, primeiro forre com saco plástico o interior de um latão que tenha a abertura compatível com a do silo tipo bag. Em seguida, à medida que a forragem for sendo colocada no recipiente, pisoteie para que a compactação ocorra de forma eficiente.
O que sabe sobre como garantir uma boa fermentação de uma silagem?
Uma dica importante é o estado de limpeza dos pneus, pois o esterco e a terra podem contaminar a silagem. Com o objetivo de ter uma ótima fermentação e qualidade, é fundamental eliminar todo oxigênio possível na massa ensilada. Assim, quanto mais compactada estiver a forragem menor será a quantidade de oxigênio.
Como se faz a silagem?
Primeiro se faz a silagem e depois a ensaca. Se você é pequeno produtor e deseja fazer pequenas quantidades de silagem utilize tambores de metal, por exemplo. O tambor permite que você compacte a massa de forragem com os pés e isso garantirá a conservação adequada.
Quais são as vantagens da silagem ensacada?
Embora a silagem ensacada tenha estas vantagens, o custo ainda continua sendo a principal barreira. Devido ao crescimento exponencial apresentado pela silagem ensacada, muitos produtores têm pensado em produzir os sacos dentro da sua propriedade ao invés de comprá-los.
Qual a espessura ideal dos sacos de silagem?
200 micras é a espessura ideal dos sacos de silagem. Dependendo do tipo de silagem, até 150 micras, vai muito da qualidade do material utilizado na produção da embalagem, elastano, anti UV, utilização de material reciclado em grandes proporções.
Quais são as culturas associadas a esta silagem?
As culturas associadas a este tipo de silagem são a alfafa, o azevém e a aveia e são estocadas na forma de pré-secado. Mais recentemente surgiu a silagem ensacada (sacos de 30 a 50 kg).