O que é linearidade do teste?
Índice
- O que é linearidade do teste?
- Como avaliar a linearidade?
- Para que serve o teste de linearidade?
- O que é linearidade do método?
- O que é Não-linearidade?
- O que é linearidade racional?
- Como avaliar a robustez?
- O que é seletividade na química?
- Por que é necessário validar um método analítico?
- O que é método Compendial?
O que é linearidade do teste?
diferentes valores de referência na faixa de interesse”. Segundo Werkema (2006) e o MSA quarta edição (2010), a linearidade é avaliada de acordo com a inclinação da reta, ou seja, quanto menor a inclinação dessa reta, melhor o sistema de medição.
Como avaliar a linearidade?
A linearidade pode ser avaliada visualmente (observando-se o ajuste da reta média em relação aos pontos experimentais) e utilizando a regressão linear, estabelecendo-se os coeficientes de correlação (r) e de determinação (r²). A RDC 166/2017 estabelece que o coeficiente de correlação deve ser superior a 0,990.
Para que serve o teste de linearidade?
Completando a informação acima, o teste de linearidade tem a função de avaliar as características de saturação da câmara de ionização, bem como a linearidade do eletrômetro ao medir corrente elétrica.
O que é linearidade do método?
A linearidade é o parâmetro de um método analítico definido como a sua capacidade de fornecer respostas analíticas diretamente proporcionais à concentração da substância a ser determinada83.
O que é Não-linearidade?
Não linear refere-se a todas as estruturas que não apresentam um único sentido. Estrutura que apresenta múltiplos caminhos e destinos, desencadeando em múltiplos finais.
O que é linearidade racional?
A razão funciona linearmente, o silogismo é um raciocínio linear: seguimos uma linha que vai de uma premissa à outra até chegarmos à conclusão. Ra- zão (grafada com inicial maiúscula) de algum modo remete para linearidade.
Como avaliar a robustez?
A avaliação da robustez pode ser considerada durante a fase de desenvolvimento e depende do tipo de processo em estudo. Nos testes de robustez são aplicados experimentos estatísticos que examinam, simultaneamente, os efeitos de alterações em diferentes variáveis do método.
O que é seletividade na química?
Em Gustavo González [2] a seletividade foi definida como o grau em que um método pode quantificar uma substância com precisão na presença de interferências nas condições indicadas do ensaio para a amostra matriz em estudo.
Por que é necessário validar um método analítico?
O objetivo da validação consiste em demonstrar que um determinado método analítico proposto é adequado ao que se propõe; ou seja, garantir que a metodologia analítica seja exata e precisa, além de estável, reprodutível e flexível para uma faixa específica de uma substância que se espera identificar ou quantificar.
O que é método Compendial?
Método compendial: Capacidade de avaliar, de forma inequívoca, as substâncias em exame na presença de componentes que podem interferir com a sua determinação em uma amostra complexa.