Como testar os diodo?

Índice

Como testar os diodo?

Como testar os diodo?

Mesmo sem estar ligado a um circuito, é possível testar o diodo com o uso de um multímetro digital selecionando a escala de resistência. A resistência é medida posicionando as pontas de prova do multímetro nos terminais do diodo, e invertendo-as para obter a resistência no outro sentido.

Como identificar os terminais de um diodo?

Entenda como um diodo funciona.

  1. Se o lado positivo de uma fonte de tensão estiver conectado ao terminal positivo do diodo (o ânodo), e o lado negativo estiver conectado ao terminal negativo do diodo (o cátodo), o diodo conduzirá a corrente.
  2. Se o diodo estiver invertido, a corrente é bloqueada.

Como testar diodo de potência?

Se apenas uma lâmpada acender o diodo se encontra bom. Dependendo dessa lâmpada, pode-se identificar a polaridade do diodo. Se nenhuma das lâmpadas acender o diodo se encontra aberto. Uma lâmpada acesa à pleno brilho e outra fracamente indica um diodo com problemas de fuga.

Qual é a escala de diodo?

Esta corrente está no sentido de condução e o visor do multímetro mostra a tensão de condução do diodo. Este valor está normalmente entre 0,4V e 0,8V para diodos de silício em bom estado.

O que acontece com um diodo em curto?

Quando um diodo entra em curto, ele conduz para os dois lados e perde suas características debloqueio e proteção. Um diodo em curto põe em risco o circuito pois funciona apenas como um fio simples.

Como identificar um TRIAC?

Triacs com correntes de disparo até 50 mA podem ser testados. Desligando o resistor, a lâmpada deve apagada. Se permanecer acesa, o Triac se encontra em curto e se ao ligar o resistor, a lâmpada permanecer apagada, o Triac se encontra aberto.

É possível testar o DIAC?

O que Testar Uma medida da resistência em qualquer sentido simplesmente revela quando um Diac está em curto, mas não revela qualquer característica de seu funcionamento normal. Para um teste completo é preciso usar um circuito que provoque o seu disparo.

Qual é o lado positivo de um diodo?

O diodo é formado por uma junção entre um cristal tipo P (lado positivo - também chamado de ânodo) e outro tipo N (lado negativo - também chamado de cátodo).

Como descobrir a corrente que passa por um diodo?

Onde R é a resistência da fonte e vale 100 Ω, E = 2V e VD é a tensão no diodo. Como esse é um circuito em série, sua corrente é a mesma em qualquer ponto do circuito. Portanto plotamos esse ponto ( I = 20 mA e V = 0 V ).

Por que o teste do diodo não é confiável?

Nunca é demais lembrar que o teste do diodo diretamente no circuito nem sempre é confiável, por que ele pode estar interagindo com outros componentes do circuito e a medição ficará inconclusiva.

Como analisar a tensão do diodo?

De acordo com os valores obtidos com o multímetro, há quatro possibilidades a serem analisadas: Se a tensão no sentido direto for igual à da barreira de potencial e a tensão no sentido reverso for maior ou igual à tensão da barreira, o diodo está operando normalmente;

Quais são os valores de resistências do diodo para teste de diodo?

Os valores de resistências altas e baixas variam dependendo do diodo e as resistências obtidas com o multímetro para esse teste não correspondem aos encontrados quando o diodo esta em uma operação pratica. Como utilizar multímetros com função específica de medição?

Qual a potência típica de um diodo?

A queda de tensão típica neste diodo é de 0.7V, logo a potência dissipada será de 0,7A multiplicado por 0,7V que é igual a 0.49W ou 490 mW. Quando a corrente flui através de um diodo, alguma potência sempre é dissipada.

Postagens relacionadas: