Como realizar um acesso venoso periférico?
Índice
- Como realizar um acesso venoso periférico?
- O que quer dizer acesso periférico?
- Como é feita a punção venosa?
- Como é o acesso periférico em um hospital?
- Quais são os procedimentos alternativos para acessos venosos periféricos?
- Quais são os cuidados com o acesso venoso periférico?
- Quais são as vias de acesso preferenciais para enfermeiros?
Como realizar um acesso venoso periférico?
O acesso venoso periférico (AVP) se dá pela introdução de um cateter de tamanho curto na circulação venosa periférica, sendo uma via capaz de prover a infusão de grandes volumes ao paciente diretamente na corrente sanguínea, além a infusão de drogas de efeitos diversos com a obtenção de rápida resposta.
O que quer dizer acesso periférico?
É a via de administração de medicação diretamente nas veias, nela é possível fazer medicação em grande quantidade e aquelas que pela via oral não são possíveis de administrar. São dois tipos: acesso venoso periférico, que é a inserção de um cateter nos membros (braço, mão, perna, etc.)
Como é feita a punção venosa?
Punção venosa consiste na introdução de uma agulha numa veia para injectar medicamentos ou para extrair sangue. Podem ser utilizadas agulhas rígidas ou flexíveis (pouco traumáticas) quando a veia deve permanecer alguns dias acessível para introdução de fármacos.
Como é o acesso periférico em um hospital?
Acesso venoso periférico é um dos procedimentos mais realizados em um hospital! Com um breve resumo, podemos falar que o acesso periférico consiste na introdução de um dispositivo do tipo cateter em uma veia periférica com o objetivo de ter amostra sanguínea, reposição volêmica e de hemoderivados (MUITO importante para pacientes ...
Quais são os procedimentos alternativos para acessos venosos periféricos?
São procedimentos alternativos para acessos venosos periféricos realizados quando não são possíveis tecnicamente as punções de veias periféricas (Ex.: queimaduras de 3º grau nos MMSS ou profunda hipovolemia).
Quais são os cuidados com o acesso venoso periférico?
CUIDADOS COM O ACESSO VENOSO PERIFÉRICO »Sempre lavar as mãos antes de entrar em contato com o paciente; »Somente a equipe médica e de enfermagem pode manipular o acesso e fazer a medicação; »Verificar se está bem fixado na pele;
Quais são as vias de acesso preferenciais para enfermeiros?
As vias de acesso preferenciais são as veias dos membros superiores do antebraço por acomodar cateteres mais calibrosos. Confira: Veia safena magna e parva. Quer ter mais segurança na sua prática profissional? Acesse o Nursebook, o 1º aplicativo exclusivo para enfermeiros!