Como é feito o aconselhamento genético?

Índice

Como é feito o aconselhamento genético?

Como é feito o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético consiste em verificar a probabilidade de uma doença genética ocorrer em uma família. Com essa probabilidade, é possível orientar casais que pensam em ter filhos, mas apresentam grande probabilidade de transmitirem alguma patologia ou malformação.

Em quais momentos e como deve ocorrer o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético pode ser feito no pré-natal e é indicado principalmente em caso de gravidez em idade avançada, em mulheres portadoras de doenças que podem afetar o desenvolvimento do embrião e em casais com laços familiares, como primos, por exemplo.

Quando é indicado o aconselhamento genético?

Normalmente o aconselhamento genético é indicado para pessoas com histórico de câncer ou doenças degenerativas em parentes próximos. Para quem pretende ter filhos, é indicado para casais com idade avançada, portadores de alguma doença genética ou com filhos que possuem malformações e/ou anomalias.

Quanto custa um aconselhamento genético?

Se o acesso aos testes genéticos está cada vez mais democrático (hoje estão disponíveis em diversos laboratórios, não apenas nos especializados nesse tipo de exame), os preços também estão: uma análise nutrigenética, por exemplo, pode ser realizada por R$ 2 mil, em média, enquanto testes específicos, como os que ...

Quem pode fazer o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético pode ser realizado pelo médico, biomédico ou biólogo desde que este profissional tenha uma especialização na área de genética médica e aconselhamento genético.

O que é aconselhamento genético é porque ele é importante?

O aconselhamento genético tem a finalidade de nortear as pessoas sobre a tomada de decisões a respeito da procriação, ajudando-as a entender como a hereditariedade pode colaborar para a ocorrência ou risco de recorrência de doenças genéticas, como é o caso da anemia falciforme.

Quais são as três atividades práticas do aconselhamento genético?

Os procedimentos adotados no aconselhamento genético incluem anamnese pessoal e familiar detalhada e construção de heredograma, observando se há consanguinidade na família, histórico para desordens mentais ou outros problemas relacionados à hereditariedade; exame físico e cariotipagem.

Em que situações é recomendável que se procure um serviço de aconselhamento genético?

Ele é indicado, geralmente: a mulheres com idade acima de 35 anos que pretendem engravidar, mulheres com manifestação recorrente de abortos espontâneos, com conhecimento de condição que possa afetar o desenvolvimento do feto, indivíduo ou casal que se expôs a radiação ou outros agentes teratogênicos ou mutagênicos, ...

Postagens relacionadas: