Como fazer aterramento da bomba?

Índice

Como fazer aterramento da bomba?

Como fazer aterramento da bomba?

É obrigatório o aterramento do motor elétrico da motobomba, usando-se haste metálica enterrada no solo, no mínimo 50 cm, ligada ao terminal de aterramento do motor com um fio de cobre de bitola mínima de 10 mm2.

Como fazer um sistema de aterramento em casa?

Na hora de colocar o fio terra, a bitola dele deve acompanhar a bitola do fio fase, regra válida até cabos de 16mm². A partir disso, a bitola do fio terra pode apresentar a metade da dimensão do fio fase. Como padrão, utilize para as cores do fio terra verde e/ou amarelo.

O que usar para fazer aterramento?

Haste de cobre: é a principal peça e que tem a finalidade de escoar as cargas elétricas para o solo, pois oferece uma baixíssima impedância (resistência). Caixa de inspeção: garante a passagem, derivação e acesso às redes elétricas e sua estrutura proporciona maior durabilidade à instalação.

Como aterrar bomba submersa?

Para aterramento da bomba, conectar um cabo no parafuso indicado com o símbolo de aterramento localizado no corpo da bomba e a outra ponta conectar no borne 3 na placa dentro da Caixa de Controle.

Como fazer o aterramento das massas?

O aterramento das massas pode ser feito no mesmo eletrodo do aterramento da alimentação. Veja um esquema de aterramento do tipo IT! Nesse sistema o ponto vindo da alimentação é diretamente aterrado e as massas possuem um aterramento próprio, ligado à uma infra-estrutura diferente da infra-estrutura do aterramento da alimentação.

Como fazer um aterramento elétrico residencial?

O aterramento elétrico é algo obrigatório pois aumenta a segurança da instalação, e como a instalação que mais se tem dúvida em relação ao aterramento é a instalação residencial, vamos ensinar passo a passo como fazer um aterramento elétrico residencial. Mas antes de começar o passo a passo, é necessário atentar-se para alguns fatores.

Quais são as funções do aterramento?

Entre as funções do aterramento podemos citar as três principais que são, proteger o usuário, facilitar para os dispositivos de proteção cumprirem suas funções e proteger contra descargas atmosféricas e eletrostáticas.

Por que a falta de aterramento?

A falta de aterramento é causada na maioria das vezes por falta de informação, por que grande parte dos eletricistas não sabem fazer um aterramento eficiente, mesmo que seja simples. O aterramento garante o funcionamento adequado de um circuito quando cumpre as suas funções.

Postagens relacionadas: