Como fazer o feno?

Índice

Como fazer o feno?

Como fazer o feno?

Assim, para produzir feno, é importante que a planta seja cortada, mas não, triturada. Ato de espalhar essa forrageira pelo solo para que seque de forma uniforme. Ao se cortar, indiretamente vão se formar umas leiras, e, isso ocorrendo, a planta de cima seca, mas a que está na parte de baixo, não seca.

Qual o lucro do feno?

E o lucro pode chegar a R$ 200, dependendo da época do ano. – O preço é variável. À medida que há uma oferta maior de água, o preço do fardo diminui. Os animais têm uma oportunidade de pasto maior.

Por que deve ser considerado um bom feno?

Para que seja considerado um bom feno ele deve ser proveniente de uma forragem cortada no momento adequado, com um processo de secagem bem feita, rápida sem a ocorrência de chuvas e proveniente de um solo adubado.

Como é feita a viragem do feno?

Viragem: após o procedimento anterior, o material deve ser virado diversas vezes, facilitando deste modo a secagem do feno através da ação do vento e do sol; Enleiramento: caso o material não esteja seco ao fim do dia, são feitas as leiras, que no dia seguinte serão desfeitas.

Quais são os melhores fenos?

Os melhores fenos são derivados de forrageiras que possuem mais folhas do que talos, como por exemplo, capim jaraguá, pangola, quicuio, estrela, coast-cross e rodes. A qualidade do feno pode ser analisada de acordo com os itens a seguir: Presença de componentes antinuticionais, como por exemplo, alcalóides.

Como usar o capim para fazer o feno?

Agrônomo ensina qual variedade usar e como preparar. É bom sempre ficar de olho na previsão do tempo antes de cortar o capim pra fazer o feno. Evite também fazer corte nas primeiras horas da manhã, quando o capim ainda está com a umidade do orvalho.

Postagens relacionadas: