Como elaborar um contrato de consórcio?

Índice

Como elaborar um contrato de consórcio?

Como elaborar um contrato de consórcio?

Contrato de consórcio: como funciona e o que deve constar?

  1. Números da cota e grupo. ...
  2. Descrição do bem ou da utilização do crédito. ...
  3. Adesão a seguro de vida. ...
  4. Quantidade de parcelas e valores. ...
  5. Número de parcelas a liquidar na contemplação. ...
  6. Autorização para consulta de dados do consorciado. ...
  7. Fundo de reserva e taxa de administração.

Como é um contrato de consórcio?

Contrato de Participação - é o documento firmado entre a Administradora de Consórcios e os Consorciados, que cria vínculo jurídico obrigacional entre os Consorciados e destes com a Administradora, pelo qual o Consorciado formaliza seu ingresso em Grupo de Consórcio.

Como analisar um contrato de consórcio?

Continue lendo e confira.

  1. Dados das partes envolvidas.
  2. Formas de contemplação.
  3. Cláusulas relacionadas à inadimplência.
  4. Contratação de seguro.
  5. Fundo de reserva.
  6. Descrição do bem ou serviço.
  7. Quitação total do consórcio.

Faz parte de um consórcio?

São basicamente 4 taxas que compõe as parcelas do consórcio: taxa de administração, fundo comum, fundo de reserva e seguro. Elas são aplicadas sempre sobre o valor total do bem ou do serviço que se espera adquirir quando for contemplado.

O que caracteriza o instituto do contrato de consórcio?

Podemos conceituar o consórcio como a associação típica e temporária de sociedades para realização de um objetivo comum, sem atribuição de personalidade jurídica.

Como explicar o que é consórcio?

Podemos definir o consórcio como uma forma de compra colaborativa que conecta pessoas interessadas em conquistar sonhos e as ajuda a realizá-los. ... Esse objetivo em comum pode ser a compra de bens imóveis, móveis ou até a contratação de serviços diversos.

Como fechar um contrato de consórcio?

Para cancelar um contrato, é sempre recomendável que o consumidor comunique a empresa por escrito (por carta ou e-mail, por exemplo). O contrato de adesão ao consórcio deve indicar o prazo para a devolução das parcelas pagas.

Como se celebra o contrato de consórcio?

Com a celebração do presente contrato de consórcio (doravante, “Contrato”) não pretendem as Partes constituir uma sociedade ou qualquer outra entidade dotada de personalidade

Quais são os contratos entre administradoras de consórcio?

Todos os contratos entre as administradoras de consórcio e os participantes são regidos pela Lei 11.795/2008, que garante a segurança necessária ao fechar um negócio envolvendo o alto valor de um bem.

Como continuar o pagamento do consórcio?

No entanto, nem sempre é possível continuar realizando o pagamento mensal, fazendo o consorciado necessitar transferir o consórcio. Afinal, como muitos aspectos na vida não são previsíveis, pode surgir alguma situação em que o consorciado já não queira ou não consiga pagar as parcelas todos os meses.

Como funciona um consórcio?

Existem muitas dúvidas sobre como funciona um consórcio, quais são as taxas cobradas, se vale a pena e muito mais. Pensando nisso, é válido correr atrás das informações certas e saber como utilizar essa poderosa ferramenta a fim de conquistar o bem que sempre sonhou sem gastar muito.

Postagens relacionadas: