Como fazer um contrato de investimento?

Índice

Como fazer um contrato de investimento?

Como fazer um contrato de investimento?

Veja como fazer esses documentos, preservando o negócio e a relação comercial.

  1. Defina a forma jurídica do investimento.
  2. Insira cláusulas de proteção a sócios, acionistas e investidores nos contratos de investimentos.
  3. Cláusula de confidencialidade.
  4. Cláusulas de declaração e garantias.

O que é contrato Investidor-anjo?

No contrato de parceria para investimento, o investidor realiza um aporte especial de capital em empresas enquadradas no Simples Nacional (microempresas - ME e empresas de pequeno porte - EPP), cuja operação é regulamentada pelo.

O que é contrato de participação?

O contrato de participação de investidor-anjo é regulamentado pela Lei Complementar nº 155/2016 e vem servindo como alternativa ao contrato de mútuo conversível. Por meio desse contrato, o investidor-anjo disponibiliza capital à startup em troca de participação em seus lucros e conversão em participação societária.

Como funciona um sócio investidor?

O sócio investidor é alguém que injeta recursos financeiros em determinada empresa. Esse investimento é realizado depois da constatação de que a empresa tem grande potencial de lucro e que, portanto, haverá retorno desse capital investido.

Quais os direitos de um investidor anjo?

De acordo com a lei, “o investidor-anjo somente poderá exercer o direito de resgate depois de decorridos, no mínimo, dois anos do aporte de capital”. O objetivo da medida é garantir um mínimo de estabilidade ao empreendedor, impedindo que o dinheiro investido migre a qualquer momento para outro negócio.

Qual a responsabilidade do investidor anjo?

Há, assim, evidente diferença entre sócio e "investidor-anjo", pois, enquanto o primeiro possui responsabilidade limitada, podendo ser atingido no caso de desconsideração da personalidade jurídica, o segundo, por ser apenas o investidor, não suportaria as responsabilidades da empresa.

Qual é o contrato de investimento coletivo?

O contrato de investimento coletivo pode ser entendido como o instrumento utilizado para captação de recursos do público investidor, para aplicação em determinado empreendimento, a ser implantando e gerenciado exclusivamente pelo empreendedor, com a promessa de distribuir entre os investidores os lucros originados do empreendimento.

Quais são as melhores práticas contratuais para investimentos de baixo valor?

O objetivo deste documento é apresentar à comunidade, didaticamente, as melhores práticas contratuais utilizadas para investimentos de baixo valor em startups de base tecnológica, conforme aplicados pelos principais investidores e aceleradoras.

Qual o prazo de participação do investidor-anjo na sociedade?

O INVESTIDOR-ANJO terá a participação de % por cento nos lucros da sociedade cujo valor será pago ao final de cada exercício social pelo período de anos. O prazo de participação do Investidor-Anjo na sociedade não pode ultrapassar 5 anos nem ser superior a 50% dos lucros. Art. 61-A §4º III e §6º da LC 123/2006

Postagens relacionadas: