O que usar no curativo de dreno?
Índice
- O que usar no curativo de dreno?
- Como se faz um curativo de dreno de tórax?
- Como fazer curativo depois que tira o dreno?
- O que utilizar para limpar feridas?
- Quais os materiais necessários para a realização da drenagem torácica?
- Qual o objetivo da drenagem de tórax?
- Qual a melhor maneira de cuidar do dreno?
- Quando deve ser colocado o dreno?
- Quando é possível tomar banho com o dreno?
- Quais são os tipos de drenos?
O que usar no curativo de dreno?
Fixa-se o curativo com esparadrapo ou fita microporosa na pele. Caso o dreno utilizado seja rígido e conectado a algum sistema coletor (de sucção ou não), o curativo é feito da mesma maneira, sendo que não podemos colocar gazes sobre o dreno e, sim, manter várias abraçando o dreno.
Como se faz um curativo de dreno de tórax?
Colocar gazes entre o dreno e a pele e sobre o dreno; 16. Colocar tiras largas de esparadrapo ou micropore para vedar completamente o curativo; 17.
Como fazer curativo depois que tira o dreno?
É preciso levar pontos depois de tirar o dreno? Normalmente não é necessário levar pontos, porque o buraquinho onde o dreno foi inserido na pele fecha sozinho, sendo apenas necessário colocar um pequeno curativo até fechar totalmente.
O que utilizar para limpar feridas?
Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.
Quais os materiais necessários para a realização da drenagem torácica?
Equipamentos e materiais necessários
- Dreno torácico flexível e estéril.
- Água estéril.
- Luvas estéreis.
- Campos cirúrgicos.
- Avental, máscara e gorro.
- Lidocaína 1% sem vasoconstritor.
- Seringa de 20 e de 10 ml.
- Agulha 40×12 e 30×7.
Qual o objetivo da drenagem de tórax?
OBJETIVO: Dar saída à coleções líquidas ou gasosas do espaço pleural, mediastino ou cavidade torácica, restaurando a pressão no espaço pleural ou reexpandindo o pulmão colapsado, restaurando a função cardio-respiratória normal, após cirurgia, traumatismo ou afecções clínicas.
Qual a melhor maneira de cuidar do dreno?
Por isso, uma das melhores formas de cuidar do dreno é manter-se calmo e repousar, tal como indicado pelo médico. Além disso caso seja preciso levar o dreno para casa é muito importante registrar a cor e a quantidade de líquido que é eliminada para informar o enfermeiro ou o médico, para que esses profissionais possam avaliar a cicatrização.
Quando deve ser colocado o dreno?
Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas. O dreno pode ficar colocado em várias regiões do corpo e, por isso, existem diferentes tipos de drenos, que podem ser de borracha, plástico ou silicone.
Quando é possível tomar banho com o dreno?
Normalmente o dreno é retirado quando parar de sair secreção e caso a cicatriz não apresente sinais de infecção como vermelhidão e inchaço. Assim, o tempo de permanência com o dreno varia com o tipo de cirurgia, podendo variar entre poucos dias até algumas semanas. 3. É possível tomar banho com o dreno?
Quais são os tipos de drenos?
Dessa forma, o dreno pode ficar colocado em várias regiões do corpo e, por isso, existem diferentes tipos de drenos, como o dreno Penrose, Blake, Portovac, Redivac ou Jackson-Pratt por exemplo, que podem ser de borracha, plástico ou silicone. Embora existam vários tipos de dreno, os cuidados normalmente são semelhantes.