Como acabar com a fluorose?
Índice
- Como acabar com a fluorose?
- O que é a fluorose e como ela pode ser evitada?
- O que causa fluorose dental?
- O que é fluorose tem cura?
- O que torna os dentes porosos?
- Como é feita a microabrasão?
- Quais os sintomas da fluorose?
- Quais são os sintomas da fluorose dentária?
- Como proteger os filhos da fluorose dentária?
- Será que a fluorose dentária é contagiosa?
- Qual a melhor solução para casos de fluorose?
Como acabar com a fluorose?
"A melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico que une a aplicação de flúor e pedra pomes", explica. Já na fase adulta, o paciente também pode optar pelo clareamento dental ou colocação de facetas de porcelana para esconder as manchas.
O que é a fluorose e como ela pode ser evitada?
A fluorose é uma alteração no esmalte dentário devido à ingestão excessiva de flúor na época da formação dos dentes. A fluorose é uma alteração no esmalte dentário devido ingestão excessiva de flúor na época da formação dos dentes.
O que causa fluorose dental?
Quando a fluorose é mais grave, há, também, a desmineralização do esmalte, que o deixa mais frágil. Além disso, podem acontecer alterações estruturais, comprometendo o formato e a superfície dos dentes e causando irregularidades, desgastes e impressão de corrosão.
O que é fluorose tem cura?
A fluorose dentária não tem cura definitiva, mas existem tratamentos que amenizam o problema e até mesmo eliminam as manchas causadas pela doença. Após o diagnóstico, o dentista cria o plano de tratamento de acordo com a idade do paciente, número de dentes afetados, entre outros problemas.
O que torna os dentes porosos?
MIH é um defeito no esmalte que acomete os primeiros molares e incisivos permanentes. Nessa condição, o esmalte do dente é frágil (com aspecto poroso, semelhante ao giz) e pode se desfazer facilmente, deixando a dentina exposta e causando, assim, maior sensibilidade e risco de cárie.
Como é feita a microabrasão?
A técnica de microabrasão do esmalte divulgada por Croll & Cavanaugh3, foi descrita como um procedimento pelo qual uma pequena camada superficial do esmalte, que apresenta alguma forma de alteração - cor, estrutura ou desmineralização -, é removida por meio da ação conjunta de um agente erosivo (ácido) e um agente ...
Quais os sintomas da fluorose?
A fluorose dental se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas e opacas nos dentes. As manchas aparecem em forma de linhas finas, manchas grandes ou ainda podem alterar toda a cor do dente, dependendo do grau e intensidade do problema.
Quais são os sintomas da fluorose dentária?
Com isso, aparecem manchas na superfície dos dentes, de tons que variam entre o branco e o marrom claro, deixando também o dente mais opaco que o normal. A fluorose dentária tem se tornado um problema cada vez mais comum, principalmente pelo fato de que cerca de 90% dos produtos de higiene bucal hoje em dia contém flúor.
Como proteger os filhos da fluorose dentária?
Já em casos mais graves, com manchas mais marrons, o clareamento pode ser o único método possível para eliminar a fluorose dentária. Para proteger os pequenos, a Odontoprev tem o plano perfeito: Programa Dente de Leite que acompanha a dentição de seus filhos com especialistas em odontopediatria desde o primeiro ano de vida.
Será que a fluorose dentária é contagiosa?
A fluorose dentária é contagiosa? A fluorose dentária não é contagiosa ou transmissível, ou seja, a fluorose dentária não se “pega” ou “passa” de pessoa para pessoa, como por exemplo, através do beijo ou partilha de alimentos.
Qual a melhor solução para casos de fluorose?
Em casos mais severos de fluorose, quando os dentes ganham uma coloração acastanhada, é a solução mais efetiva. Se você ou seu filho tem fluorose, é essencial que um dentista avalie para determinar a severidade do caso e o melhor tratamento, que pode ser, inclusive, uma combinação dos tratamentos sugeridos acima.