Como fazer curativo técnico de enfermagem?

Índice

Como fazer curativo técnico de enfermagem?

Como fazer curativo técnico de enfermagem?

Os curativos devem ser realizados no leito com toda técnica asséptica; Nunca colocar o material sobre a cama do paciente e sim sobre a mesa auxiliar, ou carrinho de curativo. O mesmo deve sofrer desinfecção após cada uso; Todo curativo deve ser realizado com a seguinte paramentação: luva, máscara e óculos.

Quantos tipos de curativos?

Tipos de curativos Curativo semi-oclusivo: curativo absorvente e utilizado em feridas cirúrgicas, drenos e feridas exsudativas; Curativo oclusivo: não permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira mecânica, impedindo a perda de fluídos.

Como fazer o curativo?

1. Antes de fazer o curativo, observar o estado do paciente, ler as anotações sobre o tipo de curativo, sua evolução e cuidados específicos; 2. Nas feridas cirúrgicas, a pele ao redor da ferida é considerada mais contaminada que a própria ferida, enquanto que nas feridas infectadas a área mais contaminada é a do interior da lesão.

Quais os procedimentos para realização do curativo?

Os procedimentos para realização do curativo, devem ser estabelecidos de acordo com a função do curativo e o grau de contaminação do local. O curativo limpo e seco deve ser mantido oclusivo por 24 horas; Após este período, a incisão pode ser exposta e lavada com água e sabão;

Como o curativo deve ser trocado?

O saco plástico que recebe gazes e ataduras usadas no curativo deve ser de uso individual (um para cada paciente); 10. Os curativos devem ser trocados diariamente e sempre que se apresentarem úmidos ou sujos; 11. Não é necessário o uso de luvas para fazer curativo. Exceto quando não utilizar pinça. Neste caso as luvas devem ser esterilizadas;

Quais os curativos para a lesão?

Os curativos proporcionam proteção física para a lesão, estabiliza o fechamento da ferida, absorvem a drenagem serosa e protegem contra infecção. Deve-se iniciar a limpeza de fora pra dentro da lesão, ou seja, das bordas para o centro, para não espalhar infecção nos tecidos ao redor da ferida.

Postagens relacionadas: