O que significa um curso de extensão?

Índice

O que significa um curso de extensão?

O que significa um curso de extensão?

Curso de extensão é aquele que não faz parte do currículo da graduação. Trata-se de uma atividade complementar e, claro, optativa. Ele permite que o profissional aprenda sobre temas que não foram abordados na graduação, ou se aprofunde em temas que a graduação abordou, mas de maneira superficial.

Por que fazer um curso de extensão?

Os cursos de extensão servem para enriquecer seu conhecimento sobre determinado tema, aprimorar suas habilidades em um campo de estudo ou atividade prática e também para que você adquira aptidões que possam se tornar diferenciais em seu currículo.

Como preparar um curso de extensão?

Os requisitos para participar do curso de extensão dependem da universidade responsável. Porém, não há obrigação de que o aluno tenha um diploma de graduação, e o único requisito exigido é a formação no ensino médio. Portanto, os estudantes de graduação ou pós-graduação podem se inscrever normalmente.

Quanto tempo dura um curso de extensão?

3 meses De modo geral, os cursos de extensão possuem certificação, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem duração média de 3 meses, porém não possuem validade acadêmica (ao contrário do que acontece com os cursos de graduação).

Qual a diferença entre curso e projeto de extensão?

A principal diferença entre as duas modalidades está na proposta de cada uma. Enquanto os cursos livres possuem uma visão mais direcionada ao mercado de trabalho, os cursos de extensão são focados no meio acadêmico.

Pode colocar curso de extensão no currículo?

Apesar de não ter validade acadêmica, como os cursos de graduação e pós-graduação, os cursos de extensão garantem um diferencial no currículo. O profissional se destaca nos processos seletivos para uma vaga de emprego, por se mostrar mais qualificado e interessado em buscar novos conhecimentos.

Qual a carga horária mínima de um curso de extensão?

Os cursos de formação continuada podem ser desenvolvidos nas modalidades de cursos de extensão, com carga horária de h; cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h; e cursos de especialização, com carga horária igual ou superior a 360h.

Quem pode fazer um curso de extensão universitária?

Disponível em modalidades presencial e a distância (EAD), o curso de extensão universitária pode ser realizado por qualquer pessoa, independentemente de possuir ou não vínculo com a faculdade que o oferta, e nem mesmo é exigido diploma de nível superior.

Qual a diferença entre curso de capacitação e curso de extensão?

Apesar de serem parecidos, não são a mesma coisa. Os cursos de extensão só podem ser oferecidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Sabendo disso, você pode ficar tranquilo em relação à credibilidade e qualidade da capacitação.

Como os cursos de extensão podem ajudar você?

Como os cursos de extensão são compostos de disciplinas de assuntos específicos, eles também podem ajudar você dentro do seu próprio curso de graduação. Além disso, você também aprimora competências e desenvolve novas habilidades, o que pode fazer com que você cresça dentro da sua carreira.

Quais são os cursos de extensão oferecidos?

Existem cursos de extensão em todas as áreas profissionais, tanto na modalidade presencial quanto à distância. Como regra, as faculdades e universidades desenvolvem cursos de extensão relacionados aos cursos de graduação e pós-graduação que elas oferecem.

Como encontrar um curso de extensão de qualidade?

Como regra, as faculdades e universidades desenvolvem cursos de extensão relacionados aos cursos de graduação e pós-graduação que elas oferecem. Portanto, para encontrar um curso de extensão de qualidade em determinada área, vale a pena pesquisar as instituições de ensino com as melhores graduações nessa área.

Por que os cursos de extensão estão aí para melhorar seu conhecimento?

Mas saiba que os cursos de extensão estão aí para melhorar seu conhecimento na profissão. Essa atividade faz parte do famoso tripé das universidades: ensino, pesquisa e extensão. Ou seja, por meio da extensão, as instituições podem ofertar cursos à comunidade em geral e também desenvolver a parte acadêmica dos seus alunos.

Postagens relacionadas: