Como elaborar um pedido de patente?

Índice

Como elaborar um pedido de patente?

Como elaborar um pedido de patente?

O pedido de patente é um documento legal que deve ser redigido de forma clara, precisa e em um formato particular. Um pedido de patente completo consiste em uma petição contendo dados do titular/inventor, relatório descritivo, resumo, reivindicações e guia de recolhimento.

Como encaminhar pedido de patente no Brasil?

Para protocolar um pedido de patente no INPI, primeiramente, você precisará: de um quadro reivindicatório; um resumo e um descritivo em formato pdf + o comprovante de pagamento da GRU de número 200 emitida pelo INPI.

O que é um pedido de patente?

Pedido de Patente é o documento que antecede a patente. O pedido de patente não assegura direitos propriamente ditos, mas constitui uma “expectativa de direitos” ao seu titular. ... Quem analisa esse documento é um examinador de patentes funcionário do INPI.

Como fazer uma patente de modelo de utilidade?

De acordo com a letra da lei, o elemento suscetível à proteção por patente de modelo de utilidade obrigatoriamente tem de ser: um objeto de uso prático, que apresente nova forma ou disposição, que envolva ato inventivo e que resulte em melhoria funcional em seu uso ou fabricação.

Como escrever uma reivindicação de patente?

- As reivindicações devem, preferencialmente, ser iniciadas pelo título, ou parte do título correspondente à sua respectiva categoria e, em seguida, conter, obrigatoriamente, uma única expressão "caracterizado por", definindo após a mesma as características técnicas a serem protegidas, devidamente fundamentadas e ...

Como elaborar um documento para reivindicar algo?

A reivindicação deve ser escrita de modo afirmativo, sem expressões do tipo “... caracterizado por não possuir...”, nem descrição de vantagens ou formas de utilizar. Cada reivindicação deverá ser em texto CONTÍNUO, SEM PONTO PARÁGRAFO. Utilizar somente ( , ) ou ( ; ) no texto, terminando-se então com o ponto final.

Como registrar uma patente online?

Depois de conferir se a invenção que você quer patentear é realmente uma novidade, você deve entrar na plataforma do INPI (e-INPI) e fazer a solicitação para o pagamento da taxa de registro. Confira os valores das taxas.

Como conseguir uma patente e quanto custa para obtê lá?

Para pessoas jurídicas, o valor é de R$ 340 (código 241). A anuidade continua sendo paga, com outros valores, até o fim da validade da patente. O próprio interessado, pessoa física ou não, pode depositar um pedido de patente junto ao INPI.

Quem recebe o requerimento de patente?

Desta forma, é o INPI quem recebe o depósito do pedido de patente e será responsável por todo o processo de análise (técnica e formal) e concessão da patente.

Qual a informação básica para o preparo de um pedido de patente?

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PEDIDO DE PATENTE O presente trabalho constitui-se numa síntese da Legislação em vigor, destinando-se ao auxílio dos usuários no preparo de um pedido de patente.

Como fazer uma busca de patente?

BUSCA PRÉVIA Antes de redigir o seu pedido de patente, é altamente recomendável que você faça primeiro uma busca de anterioridades. BUSCA INDIVIDUAL Pesquisa realizada pelo próprio interessado, no Banco de Patentes, localizado na Praça Mauá nº 7 – 7º andar – Rio de Janeiro.

Como ter a patente de um produto?

Ter a patente de um produto significa ter o direito de impedir terceiros de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar, sem o seu consentimento, (i) o produto objeto de patente ou (ii) processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.

Quando você pode pedir a patente?

Os prazos são contados a partir do dia em que você pediu a patente, ou seja, o dia do depósito do seu pedido. Você também pode pedir para o INPI dar uma opinião preliminar (utilizando o código 276) sobre seu pedido, avaliando se ele tem chances de se tornar uma patente, mesmo antes do exame oficial ser feito.

Postagens relacionadas: