Como criar um robô seguidor de linha?

Índice

Como criar um robô seguidor de linha?

Como criar um robô seguidor de linha?

Para montar seu robô seguidor de linha, você precisará de:

  1. 1x Arduino Uno.
  2. 1x Ponte H L298N.
  3. 1x Kit Chassi 2WD.
  4. 1x Bateria 9V.
  5. 1x Conector p/ bateria 9V – Arduino.
  6. 2x Sensores infravermelhos.
  7. 4x Pilhas AA (de preferência alcalinas)
  8. Jumpers diversos.

O que é um robô seguidor de linha?

Follow Line, ou Seguidor de Linha, é uma categoria de robôs autônomos que, na maioria das vezes, se assemelham a carros de corrida. Através da combinação de motores, sensores e inteligência artificial, o principal objetivo é percorrer um determinado percurso no menor tempo possível.

Qual o sensor utilizado para montar o robô seguidor de linha?

LDR Montando um Robô Seguidor de Linha: Podemos utilizar como sensor os LDR´s (resistores dependentes de luz), ou então sensores ópticos reflexivos, como o TCRT5000, que terão a função de “enxergar” a linha e transmitir essa informação para o Arduino.

O que eu preciso ter para montar um robô segue faixa?

Montado um robô seguidor de linha com sensor infravermelho

  1. 1 x Arduino UNO.
  2. 2 x Sensores de obstaculo infravermelho (ou módulo TCRT5000)
  3. 1 x Chassi Robô móvel 2WD ( Ou 2 x Motores DC 5 v com roda + um suporte para o carrinho)
  4. 1 x Ponte H L298N.
  5. 1 x Bateria 9 V + conector (ou fonte semelhante)
  6. Protoboard e Jumpers.

Como fazer um seguidor de linha ev3?

Usando um sensor de cor, seguir a linha pela direita O programa mais simples que se pode fazer é usando um sensor de cor – modo intensidade de luz refletida - junto ao chão (como na figura ao lado) e colocar o robô de um dos lados da linha.

Para que serve o sensor de linha?

Este sensor tem a capacidade de identificar o caminho a ser seguido a partir de uma linha que pode ser na cor branca (o chão deverá ser preto) ou na cor preta (o chão deverá ser branco). A partir das frequências emitidas pelo sensor, o mesmo seguirá mantendo seu trajeto, que no caso é a linha.

O que é um robô Arduino?

O robô é construído sobre a plataforma Arduino para processamento de dados e seu software ajudou a integrar códigos de montagem apropriados para os quais ele pode decidir como manobrar em torno dos obstáculos. O robô desenvolvido é totalmente autônomo e não requer intervenção do usuário durante sua operação.

O que acontece quando um robô é programado para seguir uma linha?

Robôs seguidores de linha basicamente são robôs pré-programados cuja função é, através da leitura de sensores, detectar onde existe um caminho em uma superfície (uma linha, muitas vezes feita com fita isolante) e seguir este caminho. ... Esta placa possui todo o necessário para o desenvolvimento do robô.

Como funciona o sensor de linha?

Este sensor tem a capacidade de identificar o caminho a ser seguido a partir de uma linha que pode ser na cor branca (o chão deverá ser preto) ou na cor preta (o chão deverá ser branco). A partir das frequências emitidas pelo sensor, o mesmo seguirá mantendo seu trajeto, que no caso é a linha.

Como fazer um robô girar em torno do seu próprio eixo?

Com este conceito, conseguimos entender como fazer com que um robô gire em torno do seu próprio eixo utilizando apenas duas rodas. Se colocarmos uma para girar para um lado, e a outra para girar para o mesmo lado, veremos o robô girando em torno do seu próprio eixo, ou você acha que para um carro andar pra frente as rodas giram pro mesmo lado?

Como funcionam os motores do robô?

Em nosso robô, como você já pôde observar, possuímos dois motores. Desta forma, quando chegarmos a uma curva para a direita, a roda de dentro da curva (roda do lado direito do robô) deverá ir mais devagar do que a roda de fora da curva, fazendo assim com que o robô consiga virar.

Qual é o robô autônomo?

Esse tipo de robô tem como finalidade seguir de forma autônoma através de uma pista pré definida, onde a partir de linhas no chão vai fazendo a leitura da luz emita pelas sondas, conseguindo seguir perfeitamente o traçado.

Postagens relacionadas: