Como é feito o processo de territorialização?
Índice
- Como é feito o processo de territorialização?
- Qual a importância do processo de territorialização no desenvolvimento e trabalho da ESF?
- Como acontece o processo de territorialização nas equipes de saúde da família?
- O que visa o processo de territorialização em saúde e como é realizado?
- O que você entende por territorialização e qual a importância da prática deste conceito?
- Qual a importância da territorialização para o trabalho das equipes de Estratégias de Saúde da Família?
- Qual a finalidade da territorialização?
- Quais são os usos do termo territorialização?
- Quais são os discursos sobre a territorialização?
- Qual a importância da territorialização para os processos formativos em saúde?
Como é feito o processo de territorialização?
O processo de territorialização envolve o levantamento do perfil territorial- ambiental (a geografia e ambiente, a delimitação do território da unidade da ESF num mapa, as vias de acesso e as características dos domicílios), do perfil demográfico, do perfil socioeconômico e do perfil institucional.
Qual a importância do processo de territorialização no desenvolvimento e trabalho da ESF?
Portanto, o processo de territorialização é parte indispensável para a organização dos serviços na ESF, pois por meio dela, é possível identificar os clientes que estarão sobre seus cuidados, além de realizar um planejamento que visa contínuo acompanhamento da população (BRASIL, 2006).
Como acontece o processo de territorialização nas equipes de saúde da família?
A territorialização, preconizada pelo Sistema Único de Saúde, é um dos pressupostos básicos da organização do processo de trabalho do Programa de Saúde da Família. O reconhecimento do território da área adscrita à uma Unidade Básica de Saúde é essencial para a caracterização da população e de seus problemas de saúde.
O que visa o processo de territorialização em saúde e como é realizado?
A territorialização é uma ferramenta importante no planejamento dos serviços de saúde pública, tanto para avaliar quanto para implantar novos projetos. Em outras palavras, o processo de territorialização viabiliza um diagnóstico mais preciso da comunidade.
O que você entende por territorialização e qual a importância da prática deste conceito?
A territorialização é uma ferramenta importante no planejamento dos serviços de saúde pública, tanto para avaliar quanto para implantar novos projetos. Em outras palavras, o processo de territorialização viabiliza um diagnóstico mais preciso da comunidade.
Qual a importância da territorialização para o trabalho das equipes de Estratégias de Saúde da Família?
Seu objetivo é a delimitação de um território administrativo assistencial, contendo um conjunto de pontos de atenção à saúde e uma população adscrita, com vistas ao planejamento urbano e ações intersetoriais.
Qual a finalidade da territorialização?
A territorialização não é a mera divisão do espaço físico, pois depende da compreensão das relações humanas que ocorrem sobre este espaço, caracterizando dinâmicas, vivências e práticas políticas, sociais, econômicas, culturais, religiosas, ambientais etc. O objetivo
Quais são os usos do termo territorialização?
Pretende-se com isso, situar os diferentes usos do termo territorialização (teórico, prático e metodológico) pelo setor saúde, destacando sua importância no cenário atual da reorganização da atenção, da rede de serviços e das práticas sanitárias locais.
Quais são os discursos sobre a territorialização?
A territorialização enquanto um determinado local delimitado pelo PSF tem um dos discursos sobre a configuração territorial com determinados atributos, naturais ou elaboradas pelo homem que dão feitio ao ambiente, que por sua vez, influi no processo saúde-doença da população daquela área.
Qual a importância da territorialização para os processos formativos em saúde?
Essa abordagem remete, fundamentalmente, à importância da territorialização para os processos formativos em saúde com foco na aprendizagem significativa e nos contextos de vida do cotidiano. Entende-se, portanto, que o território da saúde não é só físico ou geográfico: é o trabalho ou a localidade.