O que é plágio conceitual?
O que é plágio conceitual?
Plágio conceitual/intelectual: corresponde a utilização das ideias, do conceito ou da essência de uma obra.
Como não cometer plágio?
Ao escrever artigo acadêmico, trabalho de conclusão de curso ou outra pesquisa, o autor deve tomar cuidado para não cometer plágio, que pode ser mais comum e tênue do que se imagina. A detectação da prática, no Brasil, já levou à recusa de artigos e à perda de titulação do pesquisador.
Como o plágio pode existir?
Plagiar não significa apenas copiar um texto na íntegra e não dar créditos à fonte. O plágio, dentro do universo acadêmico, também pode existir de outras formas, como na reprodução de dados quantitativos sem fontes, na citação de autores que não foram lidos e no uso de parágrafos seguidos de uma mesma obra.
Por que o estudante deve solicitar o plágio?
Conforme o professor do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFJF Marco Aurélio Kistemann, para que o plágio não ocorra, o estudante deve solicitar orientação de professores e pesquisadores mais experientes.
Como não incorrer em plágio?
Use softwares de detecção de plágio Outra boa dica para não incorrer em plágio é consultar programas e sites que trabalham com a detecção deste tipo de situação. Hoje já são muitos e podem até mesmo ser consultados sem custo algum já que existem alguns bons sites que trabalham com esta ferramenta.