Como transformar um trinômio quadrado perfeito?

Índice

Como transformar um trinômio quadrado perfeito?

Como transformar um trinômio quadrado perfeito?

Quando um trinômio é quadrado perfeito A resolução dele é um trinômio x2 +2xy + y2. O primeiro monômio é o quadrado do primeiro termo; o segundo monômio é duas vezes o primeiro termo vezes o segundo; e o terceiro monômio é o quadrado do segundo termo.

Como se fatora um trinômio?

A fatoração para esse caso depende se o trinômio é quadrado da soma ou quadrado da diferença. Para o quadrado da soma, o trinômio segue a forma de a2 + 2ab + b2 e a fatoração o transformará em (a + b)2.

Como saber o grau de um trinômio?

Dada a expressão y2 – 5y + 6, observe se ela está em ordem decrescente de seus expoentes (do maior para o menor), se estiver basta achar dois números que somados resultem em -5 e que o produto deles resulte em 6. Devemos, dentre essas possibilidades, achar uma que a soma dos números dê -5.

Qual o resultado de um trinômio quadrado perfeito?

Toda equação do segundo grau que for um trinômio quadrado perfeito será também resultado de um dos produtos notáveis abaixo. O lado direito desses produtos, em vermelho, é chamado justamente de trinômio quadrado perfeito. (x + k)2 = x2 + 2kx + k2 (x – k)2 = x2 – 2kx + k2

Quais são os termos do trinômio?

Dois termos (monômios) do trinômio devem ser quadrados. Um termo (monômio) do trinômio deve ser o dobro das raízes quadradas dos dois outros termos. Veja se o trinômio 9a 2 – 12ab + 4b 2 é um quadrado perfeito. Para isso, siga as regras que foram citadas.

Como fazer os cálculos de quadrados?

Solução: utilizando o método de completar quadrados, teremos: Repare que, nos exemplos e casos anteriores, os cálculos foram feitos considerando-se o coeficiente “a” da equação do segundo grau igual a 1. Nos casos em que “a” é diferente de 1, basta dividir toda a equação pelo valor de a.

Como calcular a área desse quadrado?

Para calcularmos a área desse quadrado podemos seguir duas formas diferentes: 1º forma : a fórmula para o cálculo da área do quadrado é A = Lado 2, então, como o lado nesse quadrado é x + y, basta elevá-lo ao quadrado. A1 = (x + y)2 O resultado dessa área A 1 = (x + y) 2 é um quadrado perfeito.

Postagens relacionadas: