Qual a importância da análise do livro didático?

Índice

Qual a importância da análise do livro didático?

Qual a importância da análise do livro didático?

Ao analisar livros didáticos é possível perceber a existência de falhas na sua composição, às vezes na forma de apresentação do conteúdo, nas atividades propostas, no desenvolvimento dos conceitos no decorrer das páginas, ou ainda de inadequação à realidade local, às práticas sociais do grupo escolar em questão.

Qual é a matéria do livro didático?

Formalmente, o livro didático, enquanto material físico, se trata de um material instrutivo educacional próprio para o ensino. Ou seja, é um aparato elaborado para a sala de aula, focado no ensino e exposição de conceitos e conteúdos disciplinares.

Como são feitos os livros didáticos?

“O livro didático, seja ele em formato impresso ou digital, deve ser entendido como um instrumento pedagógico. Ele se difere da lousa, do caderno, do lápis ou de outros materiais, porque carrega em si um conhecimento em potencial”, diz o professor Joamir Souza, autor de Matemática também da FTD Educação.

Quando começou a história do livro didático?

ANÁLISE DO LIVRO ESCOLAR O livro didático no Brasil surgiu em 1929, mas somente em 1934 no governo Vargas, que a ideia de um dicionário nacional e uma enciclopédia começaram ser elaboradas. Em 1997 inicia-se então, a produção e distribuição contínua e massiva do livro didático.

Como foi realizada a análise do livro didático de matemática?

Para a concretização do trabalho proposto, foi realizada a análise de um livro didático de matemática e, com mais detalhamento, de dois conteúdos escolhidos aleatoriamente no livro em questão.

Qual a importância do livro didático no ensino fundamental?

Anteriormente, em 1997, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN), já mencionavam a importância da utilização de livro didático dentro das escolas brasileiras. O uso frequente dessa ferramenta de ensino é uma realidade e, por isso, é preciso ter cautela no momento de utilizá-la.

Qual a importância do livro didático na sala de aula?

Ainda nesse sentido, o documento ressalta a importância do livro didático como recurso pedagógico ao mesmo tempo em que enfatiza que este não deve ser o único recurso a ser utilizado pelo professor em sala de aula, e sim um dos meios para auxiliar no processo de ensino.

Postagens relacionadas: