O que observar no fluxo de caixa?

Índice

O que observar no fluxo de caixa?

O que observar no fluxo de caixa?

O fluxo de caixa, também chamado de cash flow, mede as entradas e saídas de caixa de uma empresa em determinado período. Este fluxo é dividido em atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Nessa conjuntura, dizer que um fluxo é positivo significa que os ativos líquidos de uma empresa estão aumentando.

Como criar uma análise horizontal de fluxo de caixa?

Com Análise Horizontal de Fluxo de Caixa é possível comparar resultados de um mesmo indicador em relação a períodos anteriores. Em outras palavras: é possível criar uma análise entre períodos, verificando a evolução de contas a receber ou de contas a pagar em um período que pode ser diário, semanal ou mensal.

Como utilizar o fluxo de caixa?

Existem mais dois modelos para se utilizar o fluxo de caixa: os métodos direto e indireto . O fluxo de caixa no método direto é o mais popular entre as empresas, pois, basicamente, é feito por meio de todos os registros de entradas e saídas sem considerar nenhum tipo de desconto, ou seja, um diagnóstico “bruto” das operações da empresa.

Qual a vantagem de um controle de fluxo de caixa?

De uma forma ou de outra, um controle de fluxo de caixa bem feito é uma grande ferramenta para lidar com situações de alto custo de crédito, taxas de juros elevadas, redução do faturamento e outros fantasmas que rondam os empreendimentos. A manutenção do controle do fluxo de caixa na empresa, apresenta as seguintes vantagens:

Qual o fluxo de caixa de investimento?

Fluxo de Caixa de investimento: seria onde a empresa coloca seu dinheiro para retorno de longo prazo. Entram na lista: aquisição/venda de propriedades e equipamentos, investimento em títulos etc. Em geral, as atividades de investimento incluem transações que envolvem ativos não circulantes.

Postagens relacionadas: