Como se faz uma circular?

Índice

Como se faz uma circular?

Como se faz uma circular?

A circular deve obedecer a seguinte estrutura:

  1. Cabeçalho: identificação do órgão emitente;
  2. Local e data;
  3. Número da circular: número sequencial separado por barra do ano da sua emissão;
  4. Vocativo: Invocação das pessoas a quem se destina o documento;

Como elaborar uma circular informativa?

Este documento oficial deve ter:

  1. Timbre (logotipo do órgão, brasão, símbolo do departamento);
  2. Título e número (circular nº 02/2009);
  3. Data (sem a localidade, nome da cidade);
  4. Ementa (síntese do assunto que será abordado no texto);
  5. Vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado;
  6. Texto (bem explicado e claro);

Qual a estrutura do documento circular?

No caso de uma circular, o documento precisa ter timbre, título, número do circular, data, ementa, vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado, corpo do texto, despedida e assinatura . Em caráter opcional, ao final da página pode-se colocar em letras menores as iniciais de quem redigiu o circular.

O que é uma circular dentro de uma empresa?

Circular é uma norma jurídica produzida em todos os níveis da administração pública (ou seja, do poder executivo), pela qual o chefe de certa repartição ou departamento define a padronização de condutas e regras.

O que uma circular não deve apresentar?

Texto: o conteúdo da circular deve ser claro e objetivo, de forma a evitar que o leitor fique com dúvidas; Despedida: encerre o texto se despedindo brevemente do leitor. Assinatura: no caso da circular, a assinatura não deve ter linha. Ela deve estar sobre o nome datilografado e o cargo de quem assina o documento.

O que é circular modelo?

Circular é uma correspondência interna que se destina em transmitir um aviso aos funcionários de um setor. Normalmente é de autoria do chefe daquele departamento, transmitindo ordens, pedidos, normas ou mudanças, com vistas a estabelecer comportamentos e condutas àqueles grupo.

O que é uma carta circular?

Já as Cartas Circulares são editadas por unidades administrativas da autarquia, com a anuência do diretor responsável pela área, tendo como finalidade, “divulgar instrução, procedimento ou esclarecimento a respeito de conteúdo de documento normativo”.

O que é o documento circular?

A circular é um meio de correspondência - carta, ofício, memorando ou manifesto - dirigido, ao mesmo tempo, a várias pessoas, entidades ou instituições. De acordo com a forma ou meio de correspondência da mensagem escrita, diz-se carta-circular, ofício-circular, memorando-circular ou manifesto-circular. ...

O que é uma correspondência circular?

A circular é um meio de correspondência - carta, ofício, memorando ou manifesto - dirigido, ao mesmo tempo, a várias pessoas, entidades ou instituições. ... De acordo com a forma ou meio de correspondência da mensagem escrita, diz-se carta-circular, ofício-circular, memorando-circular ou manifesto-circular.

Como escrever uma circular para uma empresa?

O mais.im, por exemplo, possibilita a circulação das informações na empresa através do mural eletrônico, fazendo com que o conteúdo chegue a todos de maneira muito mais rápida e fácil. Viu que não há segredos sobre como escrever uma circular para uma empresa?

Como fazer um comunicado para seus funcionários?

Portanto, se puder, imprima este modelo de comunicado com seus horários e dias de funcionamento e coloque-o em um lugar com boa visibilidade em seu estabelecimento, além de publicá-lo nas redes sociais sempre que uma mudança ocorrer. Precisa produzir um informativo para seus funcionários?

Qual a diferença entre a circular e o memorando?

Agradeço pela colaboração. A circular tem estrutura semelhante ao memorando, que é outro gênero textual. A diferença básica entre eles consiste no público direcionado. Enquanto o memorando é direcionado para funcionários de um setor, o documento circular pode ser escrito para vários setores ao mesmo tempo.

Como enviar mensagem para os funcionários?

Enviar mensagem para os funcionários é uma tarefa que exige muito tato e sensibilidade para que a chance de haver um mal entendido seja reduzida. Se a sua empresa não possui um departamento de comunicação ou recursos humanos, a “bronca” é com você.

Postagens relacionadas: