Como acontece o atendimento à pessoa idosa em caso de violência?
![Como acontece o atendimento à pessoa idosa em caso de violência?](https://i.ytimg.com/vi/4XfsxjLkBzw/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLC7VXDkm49eZsrE6IqZNKXKJaMtzA)
Como acontece o atendimento à pessoa idosa em caso de violência?
Na suspeita de violência, quando possível, deve-se conversar com o idoso e acolher a situação como questão de saúde. Nos serviços de saúde será realizada a notificação compulsória da violência e acionada a rede de atenção e proteção para o acompanhamento do caso.
Qual o estatuto do idoso?
Estatuto do idoso. No Brasil, conforme a o Estatuto do Idoso (Lei 10.741), a violência contra idosos é crime e, portanto, não deve ser encarada como algo normal. Discriminar pessoa idosa pode levar o agressor à prisão por até cinco anos e ainda pagar multa.
Como denunciar um lar de idosos?
Como apresentar queixa ou denunciar um lar de idosos? Se verificar que o lar de idosos está a descurar qualquer um dos aspetos acima elencados deverá apresentar queixa ou denunciar pelas seguintes vias: Pode manter o anonimato.
Quais são as denúncias de violência contra idosos?
Um levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos revelou que o número de denúncias de violência contra idosos aumentou 13% em 2018, em relação ao ano anterior. Foram registrados 102 casos por dia, sendo a maioria (85,6%) cometida nas residências das vítimas, por filhos (52,9%) e netos (7,8%).
Como denunciar maus tratos a idosos?
Maus tratos Por último, os maus-tratos a idosos em lugar ou momento algum podem passar impunes. Sendo, infelizmente, recorrentes, devem ser reportados às autoridades competentes com vista a serem criminalmente penalizados. Como apresentar queixa ou denunciar um lar de idosos?