Como fazer denúncia espontânea?
Índice
- Como fazer denúncia espontânea?
- Quais as consequências e requisitos da denúncia espontânea?
- Quais as consequências da denúncia espontânea?
- Qual a função da denúncia espontânea?
- Como parcelar a denúncia espontânea?
- Qual o requisito para que haja denúncia espontânea?
- Como é inadmissível a denúncia espontânea?
![Como fazer denúncia espontânea?](https://i.ytimg.com/vi/gTW2k-WIvSY/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLAUssSgCNOhZlc47AOAj9CvZraTFQ)
Como fazer denúncia espontânea?
A Denúncia Espontânea deverá ser apresentada por escrito e encaminhada à autoridade fiscal, com a descrição do fato relacionado à infração cometida e, se for o caso, da juntada do comprovante do pagamento do tributo.
Quais as consequências e requisitos da denúncia espontânea?
DENÚNCIA ESPONTÂNEA. A responsabilidade tributária é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração.
Quais as consequências da denúncia espontânea?
Art. 138. A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração.
Qual a função da denúncia espontânea?
A denúncia espontânea exclui tanto as multas punitivas, como também as moratórias. Justificativa ética/axiológica: valorizar o comportamento considerado moral e adequado de o infrator, de forma espontânea, adiantar-se à Administração Tributária, denunciar-se e pagar o tributo devido;
Como parcelar a denúncia espontânea?
Na denúncia espontânea o pagamento deve ser feito à vista; não vale parcelar. Para ter direito ao benefício da denúncia espontânea, o devedor deverá efetuar o pagamento integral de uma só vez. Se o contribuinte parcelar o pagamento, isso não configura denúncia espontânea e ele não estará isento da multa.
Qual o requisito para que haja denúncia espontânea?
Como visto acima, um dos requisitos para que haja denúncia espontânea está no fato de que o devedor deverá confessar e pagar o débito ANTES que o Fisco instaure contra ele "qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalização, relacionados com a infração". Tem que confessar antes de ser "descoberto".
Como é inadmissível a denúncia espontânea?
Desta forma, segundo este entendimento, é inadmissível a denúncia espontânea para tornar sem efeito norma que estabelece prazo para a entrega de documentos ou informações, por meio eletrônico ou outro que a legislação aduaneira determinar.