Como denunciar um estabelecimento a Vigilância Sanitária?

Como denunciar um estabelecimento a Vigilância Sanitária?
Caso você se pergunte “como faço para denunciar um restaurante por falta de higiene”, a resposta é: direcione sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária do seu município. A acusação pode ser feita por telefone, carta ou e-mail denunciando o problema.
Por que não denunciar um estabelecimento de Vigilância Sanitária?
De nada adianta denunciar um estabelecimento, por não estar cumprindo as regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária, se em sua residência o mesmo acontece. Por isso, mantenha o quintal e casa limpos, sem criadouros propícios para parasitas e mosquitos, como por exemplo, o transmissor da dengue.
Como ligar para a vigilância sanitária?
Cada município possui um departamento ligado a Vigilância Sanitária, e você pode ligar nos telefones de denúncia disponibilizados na cidade. Porém, se a reclamação não for atendida acesse o site http://www.cvs.saude.sp.gov.br/ouvidoria.asp e registre a queixa referente ao mau atendimento do órgão local (no caso das cidades do Estado de São Paulo).
Qual a responsabilidade da Vigilância Sanitária?
Também é de responsabilidade da Vigilância Sanitária fiscalizar os riscos institucionais, que são aqueles problemas que podem colocar a saúde das pessoas em perigo em locais como escolas, creches, clubes, motéis, portos, hotéis, fronteiras, estações ferroviárias, aeroportos e rodoviárias, salão de beleza e saunas.
Qual o alvará da Vigilância Sanitária?
O alvará da vigilância sanitária tem como objetivos principais eliminar, reduzir ou prevenir riscos à saúde nos estabelecimentos que comercializam ou prestam serviços vinculados às áreas de alimentação e saúde.