Quais mudanças o pacote Anti-crime trouxe para o crime de estelionato?

Índice

Quais mudanças o pacote Anti-crime trouxe para o crime de estelionato?

Quais mudanças o pacote Anti-crime trouxe para o crime de estelionato?

O Pacote Anticrime alterou a natureza jurídica da ação penal no delito de estelionato e passou a exigir a representação da vítima, como condição de procedibilidade, tornando-a, assim, ação pública condicionada à representação.

Quanto tempo tenho para denunciar um crime de estelionato?

Recentemente, com o advento da Lei Federal nº 13.964/2019 (pacote "anticrime"), o crime de estelionato (artigo 171 do Código Penal) passou a ser processado mediante a representação da vítima, pelo prazo de seis meses, sob pena de decadência (perda do direito de ingressar com a ação).

O que mudou na lei de estelionato?

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei nº 4.554/2020, que amplia penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets. ... Até então, a pena em vigor neste caso era de reclusão, de seis meses a dois anos, e multa.

É possível a retroatividade da ação penal no crime de estelionato?

Previsão contida na lei "anticrime" (Lei 13.964/19), que exige manifestação da vítima para abertura de ação por estelionato, deve retroagir em benefício do réu. ... Portanto, deve retroagir em benefício do réu, devendo ser aplicada em investigações e processos em andamento, ainda que iniciados antes da sua vigência".

Postagens relacionadas: