O que é cultura densa?
Índice
- O que é cultura densa?
- O que é uma descrição etnográfica?
- O que é descrição superficial?
- Quais as três características da descrição etnográfica apontada por Clifford Geertz?
- O quê Geertz disse sobre a cultura?
- Por que a cultura é uma teia de significados?
- O que é uma observação etnográfica?
- O que é pesquisa qualitativa etnográfica?
- Como segundo Clifford Geertz A cultura se desenvolveu?
- O que é etnografia para Geertz?
O que é cultura densa?
Ouça em voz altaPausarEntende-se por descrição densa o método de observação cria- do por Clifford Geertz (1978), que objetiva proporcionar a com- preensão das estruturas significantes implicadas na ação social observada, que necessita primeiramente ser apreendida para depois ser apresentada.
O que é uma descrição etnográfica?
Ouça em voz altaPausarLiteralmente, etnografia significa descrição cultural de um povo (do grego ethnos, que significa nação e/ou povo e graphein, que significa escrita).
O que é descrição superficial?
Ouça em voz altaPausarE é aqui aonde a “descrição densa” se difere da “descrição superficial”: enquanto a descrição densa atribui motivos para a existência das atitudes observadas e se preocupa em descrever o significado (assumindo que o primeiro tem um tique e que o segundo deu uma piscadela), a descrição superficial descreve apenas os ...
Quais as três características da descrição etnográfica apontada por Clifford Geertz?
Ouça em voz altaPausarA descrição etnográfica apresenta, portanto, três características: é uma interpretação, é uma tradução e é microcósmica. É interpretativa, porque interpreta o fluxo do discurso social, e, interpretar consiste em resgatar o cerne desse discurso de suas possibilidades e transformá-lo em termos suscetíveis de consulta.
O quê Geertz disse sobre a cultura?
Ouça em voz altaPausarSegundo Geertz, a cultura é a própria condição de existência dos seres humanos, produto das ações por um processo contínuo, através do qual, os indivíduos dão sentido à suas ações. Ela ocorre na mediação das relações dos indivíduos entre si, na produção de sentidos e significados.
Por que a cultura é uma teia de significados?
Ouça em voz altaPausar"Nos termos do antropólogo Clifford Geertz, a cultura é uma teia de significados tecida pelo homem. Essa teia orienta a existência humana. Trata-se de um sistema de símbolos que interage com os sistemas de símbolos de cada indivíduo numa interação recíproca.
O que é uma observação etnográfica?
Ouça em voz altaPausarEtnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. ... Uma das características da Etnografia é a presença física do pesquisador e a observação in loco.
O que é pesquisa qualitativa etnográfica?
Ouça em voz altaPausarA pesquisa etnográfica é o processo de estudo de um determinado grupo social. ... Por não utilizar metodologias estatísticas, o levantamento etnográfico faz parte do rol de pesquisas qualitativas. Entre outras variações desta família de técnicas, estão os grupos focais e as entrevistas em profundidade.
Como segundo Clifford Geertz A cultura se desenvolveu?
Ouça em voz altaPausarSegundo Geertz, a cultura é a própria condição de existência dos seres humanos, produto das ações por um processo contínuo, através do qual, os indivíduos dão sentido à suas ações. Ela ocorre na mediação das relações dos indivíduos entre si, na produção de sentidos e significados.
O que é etnografia para Geertz?
Ouça em voz altaPausarPara Geertz (2008) a etnografia não é, apenas, uma questão de método, mas sim um esforço intelectual do pesquisador. “Praticar a etnografia é estabelecer relações, selecionar informantes, transcrever textos, levantar genealogias, mapear campos, manter um diário e assim por diante” (GEERTZ, 2008, p.