Quando o ginecologista solicita exame de mamografia Quais são as principais situações clínicas que ele procura detectar?
Índice
Quando o ginecologista solicita exame de mamografia Quais são as principais situações clínicas que ele procura detectar?
O que detecta Ao apalpar as mamas, o especialista pode descobrir nódulos, irregularidades, retrações, aderências da pele e secreções. Sob as axilas, verifica alterações no tamanho dos gânglios linfáticos. No pescoço, busca detectar saliências e aumento do volume da glândula tireoide.
Qual o tratamento do câncer de mama invasivo?
O tratamento do câncer de mama invasivo depende do estadiamento da doença e de outros fatores. A maioria das mulheres fará algum tipo de cirurgia para a retirada do tumor. Dependendo do tipo de câncer de mama e do estadiamento, poderá ser necessário realizar tratamentos adicionais, antes ou depois da cirurgia, ou às vezes simultaneamente.
Como começar o tratamento do câncer de mama?
Um dos pontos mais importantes quando falamos do tratamento do câncer de mama é a possibilidade de se diagnosticar a doença logo no início e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Assim qualquer dia ganho é uma grande vantagem nesse processo e a telerradiologia pode ser de grande auxílio em casos como esse.
Como identificar um carcinoma invasivo?
Por meio do sistema linfático e da corrente sanguínea, posteriormente eles se espalham pelo corpo. Para que um médico possa identificar o tipo de carcinoma invasivo que o paciente tem, será preciso realizar exames mais aprofundados, como o a mamografia.
Qual o tipo de câncer de mama mais comum?
Carcinoma ductal é a denominação do tipo de câncer de mama mais comum. Ele se origina em um duto de leite e pode invadir a parede dele para chegar ao tecido adiposo da mama. Existem dois subtipos principais ao se tratar do carcinoma ductal. O carcinoma ductal in situ, também chamado de não invasivo, se refere a um estágio bem inicial da doença.