Como controlar o greening?
Como controlar o greening?
Medidas para controle eficaz do greening
- Plantio mais adensado na faixa de borda.
- Aplicação de inseticidas na faixa de borda com mais frequência do que na área central.
- Replantio frequente da faixa de borda após erradicações, evitando que as aberturas facilitem a penetração do psilídeo.
Como combater Fundecitrus?
O controle da cochonilha Escama Farinha é realizado com a aplicação de adulticidas com reguladores de crescimento e/ou óleo mineral, utilizados isoladamente ou misturados para pulverização no tronco e nos ramos.
O que causa o greening?
Provavelmente é originário da China, e hoje afeta seriamente a produção de citros na Ásia e na África. O agente causal é uma bactéria com crescimento limitado ao floema (vasos que distribuem a seiva elaborada), chamada provisoriamente Candidatus Liberibacter spp.
Como identificar o greening?
O sintoma inicial do greening geralmente aparece em um ramo ou galho, que se destaca pela cor amarela em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados. As folhas apresentam coloração amarela pálida, com áreas de cor verde, formando manchas irregulares (mosqueadas).
Como controlar Psilideo?
A utilização de inseticidas registrado para a cultura, através de pulverizações, de pincelamento do tronco das plantas ou aplicação no solo, são alternativas recomendadas para o controle químico deste inseto.
Qual a importância do greening para citricultura?
Resumo: O greening, inicialmente chamado de "doenças do ramo amarelo", e posteriomente huanglonbing (HBL), doença do dragão amarelo, é considerada a doença dos citros de maior importância no mundo, em função da dificuldade de controle, da rápida disseminação e por ser altamente destrutiva.
Como combater orthezia?
O combate à ortézia deve ser feito em reboleiras com as seguintes medidas:
- Encontrar todos os focos de ortézia no talhão e/ou propriedade;
- Controlar as plantas invasoras nos focos de ocorrência em raio de pelo menos 20 metros.
Qual o vetor do greening?
O vetor é um inseto da família Psylidae, a Diaphorina citri, presente em quase todo Brasil. Tanto as bactérias causadoras do HLB como o inseto vetor possuem como hospedeira a planta Murraya paniculata, conhecida como murta, por este motivo, esta planta deve ser eliminada nas regiões citrícolas.
Como fazer o relatório do greening?
Esse relatório é feito pelo sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), sendo o acesso on line feito pelo portal da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, através do link: http://sistemas.cda.sp.gov.br/greening/login_ctr/login_ctr.php, e são enviados via internet no mesmo sistema.