Como controlar o greening?

Índice

Como controlar o greening?

Como controlar o greening?

Medidas para controle eficaz do greening

  1. Plantio mais adensado na faixa de borda.
  2. Aplicação de inseticidas na faixa de borda com mais frequência do que na área central.
  3. Replantio frequente da faixa de borda após erradicações, evitando que as aberturas facilitem a penetração do psilídeo.

Como combater Fundecitrus?

O controle da cochonilha Escama Farinha é realizado com a aplicação de adulticidas com reguladores de crescimento e/ou óleo mineral, utilizados isoladamente ou misturados para pulverização no tronco e nos ramos.

O que causa o greening?

Provavelmente é originário da China, e hoje afeta seriamente a produção de citros na Ásia e na África. O agente causal é uma bactéria com crescimento limitado ao floema (vasos que distribuem a seiva elaborada), chamada provisoriamente Candidatus Liberibacter spp.

Como identificar o greening?

O sintoma inicial do greening geralmente aparece em um ramo ou galho, que se destaca pela cor amarela em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados. As folhas apresentam coloração amarela pálida, com áreas de cor verde, formando manchas irregulares (mosqueadas).

Como controlar Psilideo?

A utilização de inseticidas registrado para a cultura, através de pulverizações, de pincelamento do tronco das plantas ou aplicação no solo, são alternativas recomendadas para o controle químico deste inseto.

Qual a importância do greening para citricultura?

Resumo: O greening, inicialmente chamado de "doenças do ramo amarelo", e posteriomente huanglonbing (HBL), doença do dragão amarelo, é considerada a doença dos citros de maior importância no mundo, em função da dificuldade de controle, da rápida disseminação e por ser altamente destrutiva.

Como combater orthezia?

O combate à ortézia deve ser feito em reboleiras com as seguintes medidas:

  1. Encontrar todos os focos de ortézia no talhão e/ou propriedade;
  2. Controlar as plantas invasoras nos focos de ocorrência em raio de pelo menos 20 metros.

Qual o vetor do greening?

O vetor é um inseto da família Psylidae, a Diaphorina citri, presente em quase todo Brasil. Tanto as bactérias causadoras do HLB como o inseto vetor possuem como hospedeira a planta Murraya paniculata, conhecida como murta, por este motivo, esta planta deve ser eliminada nas regiões citrícolas.

Como fazer o relatório do greening?

Esse relatório é feito pelo sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), sendo o acesso on line feito pelo portal da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, através do link: http://sistemas.cda.sp.gov.br/greening/login_ctr/login_ctr.php, e são enviados via internet no mesmo sistema.

Postagens relacionadas: