Como se faz uma pesquisa epidemiológica?

Índice

Como se faz uma pesquisa epidemiológica?

Como se faz uma pesquisa epidemiológica?

A pesquisa epidemiológica tem caráter empírico, pois é baseada na sistemática observação, coleta de dados (ou informações) e quantificação sobre os eventos que ocorrem em uma população definida.

O que é uma pesquisa epidemiológica?

A pesquisa em Epidemiologia: dificuldades e perspectivas. A epidemiologia compreende tanto uma área de conhecimento, como um método. A epidemiologia, como ciência, estuda a distribuição e os determinantes da freqüência de doenças em grupos populacionais.

Quais os métodos de investigação epidemiológica?

1 – Avaliação de testes diagnósticos. 1.1 – Reprodutibilidade.

  • 2 – Estudos de prevalência. 2.1 – Medidas de prevalência: no ponto e no período. ...
  • 3 – Estudos de caso controle. 3.1 – Seleção de participantes: seleção de casos e de controles. ...
  • 4 – Estudos de coorte. ...
  • 5 – Ensaio clínico.

    Qual a função de uma pesquisa epidemiológica?

    Epidemiologia (do grego. epi "sobre" demos "povo" logos "estudo"), ou a ciência das epidemias, propõe-se estudar quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas.

    O que é um estudo de prevalência?

    Definição - Os estudos de prevalência são os estudos descritivos populacionais mais amplamente difundidos e publicados em epidemiologia.

    Quais linhas de aplicação do método epidemiológico?

    A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EPIDEMIOLÓGICO E SUA APLICAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE SAÚDE. ...

  • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE SAÚDE. ...
  • AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE. ...
  • DESIGUALDADES SOCIAIS, MODELOS DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE - PSP.
  • O que se estuda em epidemiologia?

    Uma definição singela da Epidemiologia (entre as inúmeras existentes) apresentada por Rouquayrol (1993) - "ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas ...

    Quais são os principais objetivos da epidemiologia?

    O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo. Numerosas doenças cujas origens até recentemente não encontravam explicações vêm sendo estudadas em suas associações causais pela metodologia epidemiológica .

    Como caracterizar uma epidemia?

    Surto ou evento inusitado em saúde pública: situação em que há aumento acima do esperado na ocorrência de casos de evento ou doença em uma área ou entre um grupo específico de pessoas, em determinado período. Ressalta-se que, para doenças raras, um único caso pode representar um surto.

    Qual o caráter da pesquisa epidemiológica?

    A pesquisa epidemiológica tem caráter empírico, pois é baseada na sistemática observação, coleta de dados (ou informações) e quantificação sobre os eventos que ocorrem em uma população definida.

    Quais são os estudos de pesquisa em epidemiologia caso-controle?

    DESENHOS DE PESQUISA EM EPIDEMIOLOGIA ESTUDOS CASO-CONTROLE Estudo Epidemiológico observacional, no qual os sujeitos do estudo são escolhidos a partir de casos de uma doença e os controles são escolhidos a partir de determinados critérios. Os grupos são comparados quanto a freqüência da

    Quais são os desenhos de pesquisa em epidemiologia?

    DESENHOS DE PESQUISA EM EPIDEMIOLOGIA ESTUDO DE COORTE São estudos observacionais onde a situação dos participantes quanto à exposição de interesse determina sua seleção para estudo, ou sua classificação após inclusão no estudo.

    Quais os tipos de estudos epidemiológicos?

    Tipos de estudos epidemiológicos. Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.

    Postagens relacionadas: