Qual a função de uma partida direta com reversão?
Índice
- Qual a função de uma partida direta com reversão?
- Como montar uma partida com reversão?
- Como fazer um motor com reversão?
- Como ligar motor trifásico com reversão?
- Qual é a principal vantagem da chave de partida direta do ponto de vista do motor?
- Quais as restrições para a utilização desse tipo de partida?
Qual a função de uma partida direta com reversão?
A partida de motor com reversão é uma técnica aplicada à máquina a qual se deseja aumentar seu desempenho máximo. ... Sua performance como torque de partida, por exemplo, pode ser expandida e, assim, trazer mais benefícios para a máquina de motor trifásico e aumentar seu potencial.
Como montar uma partida com reversão?
Partida direta com reversão No diagrama de força da primeira partida, as três fases R, S e T são protegidas por um disjuntor-motor, sendo então ligadas aos contatores K1 e K2, onde é realizada a inversão de posição de duas fases no contator K2 (repare que a fase do meio continua no mesmo lugar).
Como fazer um motor com reversão?
Para que seja possível reverter o sentido de rotação de um motor monofásico, é preciso inverter o sentido da corrente alternada que alimenta o enrolamento de partida (pontas 5 e 6). Podemos fazer isso utilizando uma chave de reversão para motor monofásico ou então um comando com contatores.
Como ligar motor trifásico com reversão?
Para reverter um motor trifásico, ou seja, fazer o motor girar em no sentido contrário ao anterior, basta inverter as fases que alimentam o motor.
Qual é a principal vantagem da chave de partida direta do ponto de vista do motor?
O uso da partida direta é mais interessante em situações em que deseja obter o desempenho máximo do motor logo no momento da partida, uma das principais características a ser aproveitada é o torque de partida, mas dependendo da situação, é recomendado a aplicação da partida indireta.
Quais as restrições para a utilização desse tipo de partida?
Restrições para a utilização da partida direta: As instalações elétricas devem ter capacidade de conduzir a corrente de pico do motor, que acontece por um curto tempo, e suportar a corrente nominal do motor, que é a corrente permanente no circuito.