O que é um Macroadenoma?
O que é um Macroadenoma?
Os macroadenomas são tumores de crescimento benigno e lento (maior que 10 milímetros de tamanho), que podem afetar várias glândulas do corpo humano, dentre elas a hipófise( 1.
Como tratar um Macroadenoma hipofisário?
Os medicamentos utilizados no tratamento do adenoma variam com o tipo de adenoma e incluem:
- Pegvisomanto, octreotida ou lanreotida: indicados para o adenoma somatotrófico;
- Cetoconazol ou mitotano: indicados para o adenoma corticotrófico;
- Cabergolina ou bromocriptina: indicados para o adenoma lactotrófico.
O que é Macroadenoma de hipófise?
O macroadenoma de hipófise é um tumor de evolução lenta e que apresenta importantes distúrbios visuais como baixa acuidade visual e alterações campimétricas. Estes sintomas levam os pacientes a procurarem, muitas vezes, os oftalmologistas.
O que pode causar tumor na hipófise?
O aumento excessivo de células da hipófise determina o crescimento irregular da glândula, o que chamamos de tumor. Os motivos que levam a isso ainda não são conhecidos. “Como a hipófise produz vários hormônios, o tumor pode ser produtor de um ou mais hormônios, ou também pode não produzir nenhum”, explica a dra.
Qual exame detecta tumor na hipófise?
O diagnóstico de tumor na hipófise é feito com base nos sintomas que a pessoa apresenta e através de exames de sangue, e exames de imagem como ressonância magnética, e em alguns casos, o médico pode solicitar uma biópsia, mas nem sempre há necessidade de realizar este último.
Quais são os tipos de adenoma?
Tipos de adenoma Confira mais detalhes do adenoma tubular; Adenoma hepático, que surge no fígado, sendo mais comum de acontecer em mulheres entre 20 e 50 anos devido ao uso prolongado de anticoncepcional oral. Saiba mais sobre o adenoma hepático.