Como identificar uma paráfrase?
Como identificar uma paráfrase?
As principais características da paráfrase são:
- Apresenta o mesmo encadeamento temático do texto original.
- Há a utilização de vocábulos e estilo distintos do material fonte.
- Não há comentários críticos, humor e ironia em relação às ideias parafraseadas.
- Pode ocorrer o uso de expressões como isto é ou ou seja.
Quais são os exemplos de paráfrase?
Exemplos de paráfrase. Exemplos de paráfrase são encontrados, sobretudo, na literatura, mas qualquer obra artística pode ser objeto de paráfrase: um quadro, uma fotografia, uma escultura. Paráfrases de provérbios (exemplos originais) Antes com fome do que cheio de comida insípida. (Paráfrase de "Antes só do que mal acompanhado.")
Como fazer a paráfrase de um texto?
De forma simplificada, fazer a paráfrase de um texto significa dizer aquilo que já foi dito por outra pessoa utilizando palavras diferentes. É quando você se utiliza o texto de um terceiro e o reescreve. É, do ponto de vista da linguística, intertexto.
Qual o benefício da paráfrase?
Além disso, a mistura entre citação direta e paráfrase ajuda a tornar a leitura mais dinâmica e fluida. Mas o principal benefício da paráfrase está no efeito que este recurso produz no sentido geral do texto, e não apenas em seu estilo ou fluidez.
Por que as estátuas são paráfrases?
As estátuas, tão fiéis às figuras replicadas, são paráfrases. Elas mantêm a mesma estrutura do ser humano original, contudo, com outras “palavras”, que, nesse caso, seria outro “material” – em vez de seres humanos feitos de carne e osso, a paráfrase é a figura de um ser humano, mas feito com cera.