Como fazer redução de engrenagem?
Como fazer redução de engrenagem?
A relação é simples, bastando dividir o número de dentes da engrenagem motora pelo número de dentes da engrenagem movida. Supondo que a engrenagem menor tenha 20 dentes e a maior tenha 30.
Como funciona um motor de redução?
A diferença entre os dois é que os redutores não possuem motores e são utilizados com o objetivo de reduzir a velocidade de rotação de uma máquina acionada. Portanto, ele possui um eixo maciço chaveado em sua entrada. Já o motoredutor funciona acoplado diretamente ao motor, logo, ele faz a redução de forma direta.
Qual a vantagem do uso de engrenagens?
Em muitos casos, podem ser substituidas por engrenagens, mas a grande vantagem do uso de engrenagens é o esforço mecânico suportado. De qualquer modo, redução também pode ser feita por polias e a lógica é a mesma. Antes de falarmos em velocidade e torque, vamos pensar na redução.
Como mudar o tamanho das engrenagens?
Considerando que o passo das engrenagens é o mesmo, a variação do número de dentes fará com que as engrenagens tenham tamanho diferente, por isso a lógica descrita mais acima continua valendo. A fórmula muda apenas de D (diâmetro) para Z (número de dentes). Vamos utilizar valores bem pequenos para que as contas sejam bem simples.
Como calcular a engrenagem inicial?
O cálculo da engrenagem inicial dependerá da força pretendida ou, da redução dessa força. Por isso, não basta saber calcular redução, é necessário saber calcular torque também.
Como funciona a segunda engrenagem?
Isso faz sentido, pois a segunda engrenagem é bem maior, logo, irá girar mais lentamente. Por outro lado, em sistemas onde a rotação da carga é menor do que a rotação da unidade de força, será necessário um motor com o pico de potência em altas rotações.