O que causa o olho de peixe na mão?
Índice
- O que causa o olho de peixe na mão?
- Como pega o olho de peixe?
- O que fazer para tirar olho de peixe?
- Como surge o olho de peixe?
- Como fazer o tratamento do olho de peixe?
- Quando o olho de peixe não é tratado corretamente?
- Por que o olho de peixe pode ser confundido com câncer de melanoma?
- Como fazer compressas para o olho de peixe?
O que causa o olho de peixe na mão?
O olho de peixe é um tipo de verruga que pode surgir na planta dos pés e que é causada pelo vírus HPV, mais especificamente os subtipos 1, 4 e 63. Este tipo de verruga é muito semelhante a um calo e, por isso, pode dificultar o caminhar devido à presença de dor ao pisar.
Como pega o olho de peixe?
É possível pegar olho de peixe nos pés por meio de cortes, feridas ou pele ressecada. É aí que o vírus HPV se instala e faz com que a verruga cresça. Ele costuma ser transmitido quando se caminha por lugares inadequados descalço e se seu sistema imunológico está enfraquecido, se instala mais facilmente.
O que fazer para tirar olho de peixe?
É possível prevenir o olho de peixe? Quando se trata de cuidados para evitar o surgimento do olho de peixe, as vacinas contra o HPV, que são indicadas para prevenção da infecção genital, são uma das melhores opções para combater os subtipos do vírus que causam as verrugas na pele.
Como surge o olho de peixe?
De acordo com a médica, o olho de peixe é a designação popular para uma verruga vulgar, uma lesão benigna decorrente da contaminação de um vírus do grupo HPV, o papilomavírus humano, que pode entrar no corpo através de pequenos cortes ou rachaduras - o que justifica o surgimento de olho de peixe no pé.
Como fazer o tratamento do olho de peixe?
Vários medicamentos receitados para o tratamento do olho de peixe são à base de ácido salicílico, por isso, o que você pode fazer é triturar um comprimido de aspirina até ficar em pó e fazer uma compressa com esse pó. Coloque a compressa sobre o olho de peixe e troque uma vez ao dia.
Quando o olho de peixe não é tratado corretamente?
Quando o olho de peixe não é tratado corretamente, há o risco de a lesão atingir um tamanho muito grande e o vírus se proliferar, contaminando outras áreas que podem desenvolver novas verrugas. Além disso, o tratamento incorreto pode resultar em cicatrizes e infecções na planta dos pés.
Por que o olho de peixe pode ser confundido com câncer de melanoma?
Um ponto de atenção é que o olho de peixe pode ser confundido com calosidades e até lesões melanocíticas (causadas pelo câncer melanoma) - daí a importância de um diagnóstico preciso para que o médico decida a abordagem correta.
Como fazer compressas para o olho de peixe?
Algumas receitas simples e caseiras podem ser eficazes no combate aos estágios iniciais do olho de peixe. A primeira sugestão é o óleo de angico, que pode ser aplicado a um algodão com o qual serão feitas compressas sobre a lesão. Compressas com o pó do ácido acetilsalicílico também são indicadas para o tratamento do olho de peixe.