Como aconteceu a fundação da cidade do Recife?

Índice

Como aconteceu a fundação da cidade do Recife?

Como aconteceu a fundação da cidade do Recife?

O Recife surgiu de um pequeno núcleo de marinheiros, carregadores e pescadores que, por volta de 1548, se estabeleceu na foz dos rios Capibaribe e Beberibe, vizinho à vila de Olinda que era a sede da capitania de Pernambuco.

Qual foi o primeiro nome da cidade do Recife?

Arrecife Arrecife é a forma antiga do vocábulo recife, ambos originários do árabe ár-raçif, que significa calçada, caminho pavimentado, linha de escolhos, dique, paredão, cais, molhe. Em sua forma arcaica, “arracefe”, o vocábulo já era utilizado em 1258, segundo registra o dicionarista José Pedro Machado.

Como foi a ocupação inicial do território de Recife?

O Recife existe como porto antes mesmo de se tornar cidade. ... Em 1630, os holandeses, desembarcando ao norte da cidade de Olinda, dominaram todo o litoral pernambucano e a cidade dos arrecifes, onde edificaram e fizeram prosperar, na entrada do porto, a sede dos seus domínios.

Quem construiu a cidade do Recife?

O português Duarte Coelho Pereira (c. 1480-1554), que havia iniciado a povoação de Pernambuco em 1536 – um ano após receber a doação da Capitania de Pernambuco do rei dom João III, de Portugal – referiu-se à cidade como “Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios” em Carta de Foral então concedida à Câmara de Olinda.

Que grupos populacionais contribuíram para a formação da cidade do Recife?

A cidade do Recife começou com alguns pescadores e homens do mar que se estabeleceram na estreita porção de terra, que vinha de Olinda e se alargava para as bandas do extremo sul.

Qual a idade da cidade do Recife?

As cidades irmãs Recife e Olinda comemoram 4 anos, respectivamente, na quinta-feira (12).

Como é dividido o Recife?

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede e se compõem de 15 zonas administrativas: Recife, Boa Vista, Santo Amaro, Graças, Encruzilhada, Afogados, Madalena, Tejipió, Boa Viagem, Poço, Casa Amarela, Várzea, Beberibe, Santo Antônio e São José.

O que marca a ocupação na Pré-história em Pernambuco?

Pré-história e Antiguidade Na região que hoje corresponde ao estado de Pernambuco, foram identificados vestígios seguros de ocupação humana superiores a 11 mil anos, nas regiões de Chã do Caboclo, em Bom Jardim, e Furna do Estrago, em Brejo da Madre de Deus.

Como Pernambuco perdeu seu território?

Pernambuco perde o território da Comarca do São Francisco, como punição ao desencadeamento do movimento separatista. D. Pedro I anexou o território provisoriamente a Minas Gerais e, em 1827, ao estado da Bahia. A tradição republicana de Pernambuco lhe trouxe perdas territoriais.

Qual o rio que corta a cidade de Recife?

Rio Capibaribe Notas: O Rio Capibaribe é um dos rios do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Seu nome é originário da língua tupi e significa na água de capivara ou dos porcos selvagens, através da junção dos termos kapibara (capivara), y (água) e pe (em).

Quem é a fundação de Cultura Cidade do Recife?

A Fundação de Cultura Cidade do Recife é o braço executivo da Secretaria de Cultura municipal, e tem por finalidade promover atividades que visem à difusão, circulação e fruição da cultura. Também cabe à FCCR estimular a produção cultural em suas diversas formas e manifestações, ...

Qual a origem da cidade do Recife?

A cidade do Recife tem sua origem intimamente ligada à de Olinda. No foral (carta de direitos feudais) de Olinda, concedido por Duarte Coelho em 1537, há uma referência a “Arrecife dos navios”, um lugarejo habitado por mareantes e pescadores.

Como era a cidade do Recife em 1950?

A cidade do Recife em 1950 estava muito longe da sua aparência de agora. Para você ter uma ideia, era muito mais adensada nos bairros de Santo Antônio, São José, grande parte da Boa Vista e o Bairro do Recife. A grande transformação da cidade pouco antes de 1950 foi a Avenida Guararapes. Essa foi importantíssima.

Qual a região que hoje corresponde ao município de Recife?

Habitava a região que hoje corresponde ao município de Recife a nação Caeté, cujo território se estendia da Paraíba ao Rio São Francisco.

Postagens relacionadas: