Como ocorreu a fundação da cidade de Salvador?

Índice

Como ocorreu a fundação da cidade de Salvador?

Como ocorreu a fundação da cidade de Salvador?

Em 29 de março de 1549, uma frota de colonos portugueses chegou, pela Ponta do Padrão, chefiada por Tomé de Sousa e comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada "do São Salvador".

Quais são os marcos históricos da fundação da cidade de Salvador?

O dia 29 de março foi escolhido oficialmente e simbolicamente como o da fundação da Cidade por ter sido o dia da chegada de Tomé de Sousa, que desembarcou nesse histórico Porto natural, vindo com a missão de fundar a primeira cidade da América Lusitana.

Qual foi a primeira construção da cidade de Salvador?

1549 Igreja da Ajuda. O templo marcou história a ser o primeiro construído dentro dos muros de Salvador, em 1549, o primeiro a abrigar jesuítas no País e a primeira catedral do Brasil, em 1552.

Qual foi o objetivo da fundação da cidade de Salvador?

Resposta: Fazer com que a cidade de Salvador seja a capital da colônia na época. Explicação: A cidade foi fundada em 29 de março de 1549 após a chegada do primeiro governador-geral do Brasil: Tomé de Souza.

Qual é a origem do nome da cidade de Salvador?

Tem esse nome porque foi ali, no centro da praça, que foi instalado um pelourinho — local em que os escravos eram castigados por seus senhores. Hoje é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, por preservar um conjunto arquitetônico colonial típico do barroco português.

Em que período foi fundada a cidade de Salvador?

29 de março de 1549 A data oficial de sua fundação foi determinada pela portaria 299 de 11 de março de 1952, assinada pelo então prefeito Osvaldo Veloso Gordilho, e marca o dia em que o português Tomé de Sousa (15) desembarcou no atual Porto da Barra, em 29 de março de 1549, dando início à construção da cidade-fortaleza.

Como é chamado o março principal da cidade de Salvador?

Marco da Fundação da Cidade do Salvador é o marco zero que marca a fundação do município fundando em 29 de março de 1952 e localizado no Porto da Barra da cidade de Salvador, capital do estado da Bahia.

Qual é o março zero de Salvador?

Notas: Instalado no Porto da Barra, o Marco de Fundação da Cidade do Salvador foi inaugurado em 29 de março de 1952. O Marco é uma estrutura vertical, esculpida em pedra de lioz portuguesa, com o símbolo da Coroa Portuguesa e a Cruz de Cristo.

Como eram as primeiras casas da cidade de Salvador?

As primeiras construções foram de taipa e palha. Em 1549, Salvador já possuía pelo menos cinco igrejas: Graça, Vitória, Escada, Conceição da Praia e Ajuda. Apenas esta última era intramuros, dentro da Cidadela, e, em 1552, tornou-se a primeira catedral do Brasil.

Como foi dividida a cidade de Salvador?

Salvador tornou-se uma cidade dividida em dois planos: a cidade baixa e a cidade alta. A cidade foi sede da administração colonial do Brasil até 1763, quando a capital foi transferida para o Rio de Janeiro.

Como foi fundada a cidade de Salvador?

A cidade de Salvador foi fundada sobre uma falha geográfica medindo aproximados 75 metros. Em razão desse fator geográfico, a cidade se formou em dois níveis, chamados Cidade Alta e Cidade Baixa. Em conseqüência, foram surgindo naturalmente os caminhos que, ao longo do tempo, transformar-se-iam em ladeiras, ligando os dois planos da cidade.

Quem é o centro histórico de Salvador?

O Centro Histórico de Salvador, iconizado nos arredores do Largo do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985.

Quando a cidade de Salvador foi atacada por tropas portuguesas?

A cidade de Salvador tornou-se uma base para o movimento de independência do Brasil e foi atacada por tropas portuguesas, em 1822, antes de ser libertada em 2 de julho de 1823 .

Por que Salvador é importante para a colônia?

Salvador é considerável pela sua riqueza e prestígio que conquistou durante a época colonial (como capital da colônia durante 250 anos, e que deu origem ao Pelourinho) e reflete-se na magnificência dos seus palácios coloniais, igrejas e conventos, a maioria deles data dos séculos XVII e XVIII.

Postagens relacionadas: