Quais foram as consequências do governo de Juscelino Kubitschek?

Índice

Quais foram as consequências do governo de Juscelino Kubitschek?

Quais foram as consequências do governo de Juscelino Kubitschek?

Ao fim de seu mandato, JK conseguiu que nosso parque industrial crescesse cerca de oitenta por cento, com o aumento das usinas hidrelétricas (Furnas), da indústria de aço, a instalação da indústria de automóveis, criação de novas rodovias (Belém-Brasília) e a construção de Brasília – nova capital que simbolizaria a ...

Como foi a carreira política de JK?

Presidente do Brasil1956–1961 Member of the Chamber of Deputies of Brazil1946–1951Mayor of Belo Horizonte1940–1945Alcalde de Belo Horizonte1940–1945Member of the Chamber of Deputies of Brazil1935–1937 Juscelino Kubitschek/Cargos anteriores

Porque Juscelino Kubitschek renunciou?

Em 1961, elegeu-se senador por Goiás e tentou viabilizar sua candidatura à presidência em 1965. No entanto, com o golpe militar de 1964, foi acusado pelos militares de corrupção e de ser apoiado pelos comunistas e como consequência teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos.

Como ficou caracterizado o governo do presidente JK?

31 de janeiro de 1956 – 31 de janeiro de 1961 Juscelino Kubitschek/Mandatos presidenciais

Quais foram os principais acontecimentos de Juscelino Kubitschek?

Os principais fatos deste governo foram: Surgimento de dois levantes militares na Aeronáutica: (Aragarças e Jacareacanga); Execução de uma política desenvolvimentista ("Cinqüenta anos em cinco"); Construção de Brasília, o que possibilitou a transferência da capital do Rio de Janeiro para o Planalto Central (21 de abril ...

Quais foram as características do governo Juscelino Kubitschek 1956 1961?

(VUNESP/97) Foram características do governo de Juscelino Kubitscheck (1956-1961): a. Plano de Metas, apoio da UDN, oposição frontal dos comunistas e abertura ao capital estrangeiro. ... Plano de Metas, apoio dos comunistas, instabilidade política e restrição à presença do Estado na Economia.

Qual foi a maior obra de Juscelino Kubitschek?

História do Brasil. A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 19 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.

Como JK pretendia investir no setor automobilístico?

Conforme Lafer (2002), o desenvolvimentismo econômico brasileiro em meio ao Governo de JK, veio a priorizar os investimentos em segmentos de transportes e energia, na indústria de base (bens de consumos duráveis e não duráveis) e na substituição de importações, incentivando a ascensão da indústria automobilística.

Quais foram as principais realizações do governo Juscelino Kubitschek?

A grande obra de JK foi a construção de Brasília, a nova capital do Brasil. Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisões políticas de uma região densamente povoada.

Que fato histórico ocorreu no Brasil em 25 de agosto de 1961?

Há 40 anos, numa sexta-feira, dia 25 de agosto de 1961, o país foi surpreendido com a notícia da renúncia do presidente da República, comunicada oficialmente ao Congresso Nacional com os seguintes termos: "Fui vencido pela reação e, assim, deixo o governo...

Quais foram os principais feitos realizados por JK durante o seu governo?

Sendo assim, abordaremos os principais feitos realizados por JK durante o seu governo como presidente (1955-1960).

Qual é o legado mais visível do Governo JK?

A construção de Brasília talvez seja o legado mais visível do governo JK. A transferência da capital para o interior do Brasil exigiu uma grande quantidade de recursos humanos e financeiros. O processo inflacionário era também alimentado pelas despesas das obras em Brasília, que foi inaugurada em 1960.

Por que o Governo JK investiu na construção de estradas?

Dentro do Plano de Metas, uma série de ações foi realizada pelo governo JK. No caso do transporte, o governo investiu consideravelmente na construção de estradas. Estima-se a construção de mais de 6 mil quilômetros de estradas no país entre 19 (até então o país possuía 4 mil quilômetros) |1|.

Por que a eleição de JK não foi legítima?

Inconformados com a derrota, alguns membros da UDN tentaram fortalecer a tentativa de um golpe militar depois que o então presidente Café Filho afastou-se do cargo por motivo de saúde. Para justificar a ação golpista, muitos udenistas argumentavam que a eleição de JK não era legítima porque a chapa não foi eleita com a maioria absoluta dos votos.

Postagens relacionadas: