Como o Japão é formado e quando ele passou pelo processo de industrialização?
Como o Japão é formado e quando ele passou pelo processo de industrialização?
Desde meados do século XIX, após a restauração Meiji, o país se abriu para o comércio e influência ocidentais e o Japão passou por dois períodos de desenvolvimento econômico. O primeiro começou em 1868 e se estendeu pela Segunda Guerra Mundial. O segundo iniciou em 1945 e continuou até meados da década de 1980.
Qual é o processo de industrialização?
Professora: Solange Vieira. Processo de industrialização é o processo em que a indústria inicia a fabricação de um produto, passando por diversos setores. Onde transforma a matéria prima em produto para outras indústrias ou bens de consumo no dia a dia, isso se da com o emprego de máquinas, ferramentas, energia e trabalhadores.
Qual o fator mais importante para o desenvolvimento da indústria japonesa?
Toda uma infra-estrutura de aporte à industrialização foi criada, além de investimentos profundos na qualificação de mão-de-obra. Um outro fator que demonstra a capacidade do Estado japonês em sustentar o desenvolvimento da indústria nacional foi a aplicação de uma estratégia de acúmulo de capital.
Como se destaca o Japão na indústria automobilística?
Também está entre os maiores do mundo na indústria automobilística, sendo sede de importantes grupos como a Honda e a Nissan, sediadas em Tóquio, Toyota, sediada das proximidades de Nagoya, e a Mazda, com sede em Hiroshima. Outros setores onde o Japão se destaca é na robótica e na produção de eletrônicos.
Quando começou a modernização do Japão?
Em pouco tempo, esse projeto de modernização também foi seguido pelo campo político, com a chamada “Revolução Meiji”, que ocorreu durante o governo do Imperador Meiji (122º imperador do Japão na lista tradicional de sucessão), tendo reinado de 3 de fevereiro de 1867 até à data da sua morte, em 30 de julho de 1912.