O que é o método da associação livre?

Índice

O que é o método da associação livre?

O que é o método da associação livre?

A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos.

Como funciona a associação livre na psicanálise?

A associação livre em psicanálise implica reduzir o rigor pela lógica. Qualquer ideia (qualquer uma mesmo!) pode e deve vir à tona, por mais absurda e inapropriada que seja. Se você alguma vez já fez um brainstorm em grupos de estudos ou trabalho, já tem uma ideia do é a associação livre.

Qual o objetivo da associação livre?

A associação livre é uma ferramenta da psicanálise criada pelo próprio pai deste campo clínico, Sigmund Freud. Consiste em convidar o paciente a expressar tudo aquilo que passe pela sua mente durante uma sessão de terapia.

O que é associação livre artigo?

A verbalização da associação de ideias que surgem de forma espontânea à mente, denominada por Freud como associação livre, é considerada regra fundamental para qualquer processo psicanalítico, considerando sua evolução histórica na psicanálise, a partir da renúncia da hipnose e do método catártico.

Qual a diferença entre método catártico e Associação Livre?

Foi usado por Freud na fase inicial de sua trajetória, junto com Charcot, embora Freud depois defendesse a não necessidade da sugestão hipnótica pelo analista. Método Catártico: o papel do analista é despertar as emoções que estariam na base dos sintomas. ... Método da Associação Livre: é o método por excelência de Freud.

O que é o método psicanalítico?

O método psicanalítico é o que o psicanalista deve colocar em movimento para que uma análise possa ser levada adiante, pois, engendra, do lado do paciente, uma outra experiência com sua fala, diferentemente da cotidiana.

Qual é o método básico da psicanálise de Freud?

Pressupostos da psicanálise Em resumo, Freud acreditava que as pessoas podiam ser curadas tornando conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes, obtendo assim percepção. O objetivo da terapia psicanalítica é liberar emoções e experiências reprimidas, isto é, conscientizar o inconsciente.

O que é Contratransferencia em psicanálise?

Para Freud, a contratransferência define-se por ser a transferência do analista em relação ao paciente ou a resposta do analista à transferência do paciente, ou seja, a reação emocional, controlada, consciente e adequada do terapeuta ao paciente.

O que é Associação Livre e atenção flutuante?

Segundo Sigmund Freud a atenção flutuante foi criada para designar a regra técnica segundo a qual o analista deve ouvir o paciente sem privilegiar nenhum elemento de sua fala. ... O cuidado flutuante é a contrapartida da associação livre proposta ao paciente.

Qual é o objeto de estudo da psicanálise?

O objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois. ... Na psicanálise há (...) um 'campo de pesquisa', que é o inconsciente e que inclui o sujeito.

Como acontece a associação livre?

Sendo assim, a associação livre se torna imprescindível, tanto que para Freud é a técnica que mais identifica a psicanálise. É a técnica que a diferencia de forma mais marcante de outras abordagens terapêuticas. Como acontece a associação livre?

Qual é o conceito de associação livre?

O conceito de associação livre pode ser usado para se referir a entidades que surgem da união voluntária dos vários membros. A Associação Livre dos Sindicatos Alemães e a Associação Livre de Artistas da Espanha são dois exemplos históricos deste tipo de corporação.

Qual a origem da livre associação?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para outros significados, veja Livre associação (desambiguação). A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus ...

Como garantir o direito de associação?

A nova Constituição garantiu plenamente o direito de associação, com regras e limites claros, sendo dois deles a de não-interferência estatal no funcionamento das associações e a não-obrigação de autorização para a criação dessas instituições.

Postagens relacionadas: