Como saber se a junta homocinética está ruim?

Índice

Como saber se a junta homocinética está ruim?

Como saber se a junta homocinética está ruim?

  1. Se o veículo vibrar ou trepidar durante as acelerações, ele pode estar com a homocinética deslizante travada ou com a junta fixa gasta ou danificada.
  2. Se a vibração ou trepidação acontecer em velocidades constantes ou com o uso do freio-motor, possivelmente o defeito está na homocinética fixa.

É perigoso andar com a homocinética estalando?

Ouça em voz altaPausarEle também acrescenta: “Estalos ao esterçar as rodas enquanto acelera podem apontar desgaste na pista de trabalho das esferas da junta homocinética do lado da roda, ou seja, da junta fixa”.

O que pode acontecer se a junta homocinética estiver ruim?

Ouça em voz altaPausarNa pior das hipóteses, uma junta desgastada pode até desintegrar-se durante a condução, provocando perda do controle do veículo. Um outro sintoma de homocinética com falha é o tremor ou trepidação durante a aceleração. Uma junta homocinética desgastada também pode causar estalos quando mudando a marcha para a ré.

Como funciona o sistema da homocinética?

Ouça em voz altaPausarComo funciona a junta homocinética? Todos os carros de tração dianteira possuem juntas homocinéticas em ambas as extremidades dos eixos de transmissão. ... Essa peça funciona a partir de um sistema de rolamento por esferas que correm em trilhas dentro do eixo conduzido e permitem a variação da posição do eixo da roda.

O que danifica a junta homocinética?

Ouça em voz altaPausarA junta passa a trabalhar sem a lubrificação adequada e o pior: sofre o ataque de vários contaminantes, como água, areia, barro ou pedriscos. Quando você detectar um caso assim, de ruptura antiga da coifa, é importante retirar a junta homocinética do carro, lavar bem a fazer uma análise detalhada.

O que causa problema na homocinética?

Ouça em voz altaPausarAs principais causas de problemas em juntas homocinéticas deslizantes são a coifa cortada, deteriorada, ou ainda, abraçadeiras fixadas de forma incorreta, permitindo a entrada de impurezas que contaminam a graxa e causam desgaste prematuro da junta.

O que pode causar a quebra da homocinética?

Ouça em voz altaPausarAs principais causas de problemas em juntas homocinéticas deslizantes são a coifa cortada, deteriorada, ou ainda, abraçadeiras fixadas de forma incorreta, permitindo a entrada de impurezas que contaminam a graxa e causam desgaste prematuro da junta.

Porque o motor fica estalando?

Ouça em voz altaPausarAssim, os metais do escapamento sofrem dilatações e contrações, conforme a mudança da temperatura. Ou seja, dilatam quando aquecem e contraem quando esfriam, causando os conhecidos estalos.

O que estraga a homocinética?

Ouça em voz altaPausarAqueles trancos nas arrancadas, o excesso de carga no carro e desalinhamento nas rodas provocam o desgaste prematuro da junta homocinética, peça que tem a função de transmitir o torque do motor às rodas. Se ela quebrar, o automóvel simplesmente não anda.

O que faz a homocinética?

Ouça em voz altaPausarAs juntas homocinéticas são responsáveis por transmitir velocidade constante da saída do diferencial para as rodas, permitindo movimentos angulares e telescópicos resultante do movimento da suspensão.

Como funcionam as homocinéticas?

Isso porque ela é composta por um sistema de rolamentos esféricos que permitem a variação da posição do eixo da roda. As homocinéticas são usadas em substituição às juntas universais, também chamadas de juntas cardans, que funcionam ao permitirem a ligação entre dois eixos em sentidos opostos, por meio de uma cruzeta.

Por que as rodas são homocinéticas?

Muitas rodas traseiras e carros com tração nas quatro rodas, bem como caminhões também possuem articulações homocinéticas. As juntas homocinéticas são necessárias para transferir o torque da transmissão para as rodas motrizes a uma velocidade constante, acomodando o movimento para cima e para baixo da suspensão.

Como funcionam as juntas homocinéticas?

As juntas homocinéticas geralmente conectam dois eixos rotativos que se interpõem, que fazem um ângulo um com o outro, especialmente quando este ângulo varia regularmente em serviço. Um exemplo comum é encontrado em carros com tração dianteira na conexão de um meio eixo com uma roda dianteira, onde a junta garante transmissão de torque uniforme ...

Como a homocinética pode ser substituída?

A homocinética é uma peça de alta durabilidade, e dependendo de qual o tipo de terreno que o seu carro passa, ela pode nunca ter a necessidade de ser substituída! Porém, como as ruas e o asfalto muitas vezes possuem irregularidades, as homocinéticas podem sofrer rachaduras ou a coifa de proteção pode rasgar.

Postagens relacionadas: