Como funciona a fisiologia da lactação?

Índice

Como funciona a fisiologia da lactação?

Como funciona a fisiologia da lactação?

O leite sai dos alvéolos e percorre até o mamilo através dos seios lactíferos. O estrógeno e a progesterona apesar do importante papel de desenvolver fisicamente as mamas durante a gravidez, exercem a função inibitória da secreção do leite. Então a prolactina tem o efeito oposto, promovendo a secreção de leite.

Quais hormônios são responsáveis pela lactação e como eles agem para que ocorra a descida do leite?

Estrogênio: desenvolvimento dos ductos galactóforos. Progesterona: desenvolvimento dos alvéolos. Prolactina: produção de leite (síntese e secreção). Ocitocina: ejeção de leite.

Qual a função da prolactina no processo de lactação?

A prolactina é um hormônio hipofisário, que possui como principal função desencadear a produção de leite pelas glândulas mamárias durante a lactação. É secretada em quantidade variada devido a estímulos como a amamentação, ovulação, alimentação, acasalamento e tratamento com estrógeno.

Quanto tempo dura a lactação?

305 dias Tradicionalmente, o período médio de lactação em rebanhos especializados é de 305 dias (ou 10 meses).

Quando começa a lactação?

A produção de leite materno é logo iniciada durante o primeiro trimestre de gravidez, mas tendo a se intensificar a partir do 2º trimestre. Por esse motivo, muitas grávidas podem apresentar a saída de leite algumas semanas, ou meses, antes do nascimento.

Qual é o hormônio responsável pela produção de leite?

- A prolactina (hormônio produzido pela glândula hipófise) estimula a produção de leite.

Qual é o hormônio responsável pela ejeção do leite?

A estimulação do mamilo envia informação aferente ao sistema nervoso central, que é recebida na hipófise posterior, onde se libera ocitocina e se inicia a ejeção do leite, mediante contração das células mioepiteliais. A hipófise anterior libera outros hormônios necessários para manter a galactopoiese.

Qual a importância da persistência na lactação?

Além disso, a persistência na lactação está diretamente relacionada a aspectos econômicos da atividade leiteira, pois sua melhoria pode contribuir para a redução de custos no sistema de produção (Tekerli et al., 2000; Jakobsen et al., 2002).

Qual a curva de lactação de uma vaca?

Uma vaca apresenta lactação mais persistente, comparada a outra com produção equivalente, se possuir pico mais baixo e, por conseguinte, um formato da curva de lactação mais achatado. Este fato resulta na distribuição mais equilibrada da produção de leite no decorrer da lactação (Gengler, 1996).

Qual a concentração de lactose no leite de vaca?

A concentração de lactose presente no leite humano é praticamente o dobro da concentração no leite de vaca, porém a concentração protéica é três vezes maior no leite de vaca. E apenas um terço de cálcio e outros minerais estão presentes no leite humano, comparado com o leite de vaca.

Qual o comportamento das curvas de lactação de um rebanho?

O conhecimento do comportamento das curvas de lactação de um rebanho auxilia na adequação de técnicas de alimentação e manejo, no descarte e na seleção de animais, de acordo com um padrão desejável, preestabelecido conforme a capacidade de produção (Gonçalves, 1994).

Postagens relacionadas: