O que é ligação iônica e como ocorre?

Índice

O que é ligação iônica e como ocorre?

O que é ligação iônica e como ocorre?

Ligação iônica é uma interação entre átomos na qual ocorre a perda e o ganho de elétrons, resultando em compostos com características e fórmulas bem particulares. Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si.

Como acontece a ligação iônica?

Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Íons são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa. Ocorre quando reagimos um metal com ametal ou um metal com hidrogênio.

O que é ligação iônica exemplo?

A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().

Qual a ligação do NaCl?

A ligação iônica acontece entre um metal e um ametal; no caso do cloreto de sódio, o metal sódio (Na) doa um elétron para o ametal cloro (Cl), ficando assim ambos estáveis eletronicamente.

O que é ligação iônica?

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

Quando ocorre uma ligação iônica Brainly?

No geral, ocorre uma transferência de elétrons de um átomo para outro. ... O átomo que perde elétrons vira um cátion, com carga positiva, enquanto que o átomo que ganha elétrons vira um ânion, com carga negativa. Geralmente, as ligações iônicas ocorrem entre um metal e um ametal.

Quais as principais características das ligações covalentes?

Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. ... Nas ligações covalentes, os elétrons ficam simultaneamente entre os átomos.

Quais são as principais características das ligações metálicas?

Características. A ligação metálica é a que se estabelece entre os metais. Os átomos metálicos possuem baixa eletronegatividade, e grande tendência a perderem elétrons da última camada, transformando-se em cátions.

Quais são as características das ligações iônicas?

Características das ligações iônicas. Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".

Qual a ligação iônica entre átomos?

Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.

Como ocorre a ligação química entre elétrons e íons?

Ocorre com a transferência de elétrons de um átomo para outro, formando cátions ( íons positivos) e ânions (íons negativos), que se atraem mutuamente. Essa ligação química, portanto, ocorre entre elementos que têm grandes diferenças na eletronegatividade, formando aglomerados de íons.

Quais são as características dos compostos químicos formados por ligação iônica?

Características dos compostos químicos formados por ligação iônica. De uma forma geral, os compostos iônicos, isto é, substâncias formadas mediante ligação iônica, apresentam as seguintes características: São sólidos à temperatura ambiente; Seus átomos organizam-se de uma maneira a produzir um retículo cristalino (um cristal).

Postagens relacionadas: