Como é a prestação de contas na forma mercantil?
Índice
- Como é a prestação de contas na forma mercantil?
- Como fazer prestação de contas na curatela?
- Como fazer uma prestação de contas simples?
- O que é prestação de contas na contabilidade?
- O que pode fazer o curador?
- Como funciona a curatela?
- Qual a finalidade do processo de curatela?
- Quais são os direitos da curatela?
- Será que a procuração é o mesmo que a curatela?
Como é a prestação de contas na forma mercantil?
A prestação de contas na forma mercantil segue a escrituração contábil, com a anotação de valores recebidos, lançamentos e outros dados.
Como fazer prestação de contas na curatela?
A prestação de contas deve obedecer ao disposto no art. 917 e seguintes do Código de Processo Civil e deverá ser apresentada por meio de planilha que especificará, em ordem cronológica ,as receitas, os débitos (com descrição da natureza e finalidade) e o respectivo saldo.
Como fazer uma prestação de contas simples?
PRESTAÇÃO DE CONTAS RÁPIDA E FÁCIL
- Relatório analítico. Posteriormente será importante ter a relação das entradas e saídas, que podem ser feitas em um relatório analítico ou extrato de conta com descrições, que servirá para conferência dos itens totalizados no relatório sintético.
- DRE. ...
- Fluxo de Caixa. ...
- Conciliação bancária.
O que é prestação de contas na contabilidade?
A prestação de contas pode se explicar como um balanço financeiro obrigatório tanto para empresa como para entidades com o objetivo de demonstrar transparência nas transações financeiras. Por meio deste relatório são documentados todos os dados financeiros da organização, de despesas a receita.
O que pode fazer o curador?
Em breve resumo, competirá ao curador, independentemente de autorização judicial, representar o curatelado nos atos da vida civil, receber as rendas e pensões, fazer-lhe as despesas de subsistência, bem como as de administração, conservação e melhoramentos de seus bens.
Como funciona a curatela?
Por Talita Menezes. Como falamos no texto anterior, a curatela é o exercício da administração dos bens, direitos e interesses do curatelado pelo curador. Para obtê-la, é necessário ajuizar uma ação judicial. Vamos entender como esta ação funciona? Quem pode ajuizar a ação?
Qual a finalidade do processo de curatela?
Entretanto, com a Lei n.º 13.146 /2015, o processo de curatela servirá para o reconhecimento da incapacidade relativa para certos atos e maneira de exercê-los, bem como para a nomeação de curador com poderes restritos, exclusivamente, para os atos de natureza patrimonial e negocial.
Quais são os direitos da curatela?
O art. 85 e §§ da Lei n.º 13.146 /2015 é bastante claro a este respeito: “A curatela afetará tão somente os atos relacionados aos direitos de natureza patrimonial e negocial”, não alcançando “o direito ao próprio corpo, à sexualidade, ao matrimônio, à privacidade, à educação, à saúde, ao trabalho e ao voto”.
Será que a procuração é o mesmo que a curatela?
1) Procuração é o mesmo que curatela? De forma alguma! Muitas pessoas confundem o instituto da curatela e resolvem apenas fazer uma procuração, com a pessoa a ser interditada, assinando tal documento. Uma vez que o outorgante (quem está transferindo poderes através da procuração) se torna incapaz, tal procuração fica sem efeitos.