Quanto tempo dura o processo de reabilitação do INSS?

Índice

Quanto tempo dura o processo de reabilitação do INSS?

Quanto tempo dura o processo de reabilitação do INSS?

A reabilitação profissional do INSS possui tempo certo, com base no caso exclusivo de cada um dos segurados que desejem associar do programa. Em alguns casos a reabilitação acontece em menos de 2 meses. Em outras pessoas o tempo de espera para reabilitação profissional pode durar até 2 anos.

Como funciona a readaptação profissional?

Introdução. A Reabilitação Profissional é, portanto, um serviço do INSS que tem o objetivo de oferecer aos segurados incapacitados para o trabalho, por motivo de doença ou acidente, os meios de reeducação ou readaptação profissional para o seu retorno ao mercado de trabalho.

O que é processo de reabilitação?

Reabilitação é processo de consolidação de objetivos terapêuticos não caracterizando área de exclusividade profissional e sim uma proposta de atuação multiprofissional e interdisciplinar, composto por um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiências ou prestes a adquirir deficiências a terem e manterem uma ...

O que é reabilitação no trabalho?

A reabilitação profissional consiste em um serviço disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), processo no qual o trabalhador é considerado como “apto” a retornar às atividades profissionais.

O que é readaptação no trabalho?

A readaptação é a investidura do servidor, indicada por avaliação pericial, em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

Qual é o serviço do INSS?

Formada por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, assistentes sócias, sociólogos, fisioterapeutas e outros profissionais, esse serviço não está único e exclusivamente disponível aos segurados do INSS.

Qual o programa de Reabilitação Profissional do INSS?

O Programa de reabilitação profissional permite que o empregado retorne ao mercado de trabalho em outra função. No programa de reabilitação profissional do INSS, os profissionais que possuem incapacidades para um trabalho em específico serão encaminhados para cursos profissionalizantes que possam ajudar a recolocação em outra posição.

Qual o período mínimo de contribuição do INSS?

Não existe um período mínimo de contribuição – carência – para que esse o segurado possa gozar do referido benefício. No site do INSS, o mesmo disponibiliza um canal para que sejam sanadas as mais diversas dúvidas. Para ter acesso a esse canal, clique aqui.

Como submeter-se ao INSS?

Os segurados são obrigados a submeter-se ao programa, sob pena de suspensão do benefício. Após a conclusão do treinamento, o INSS emite certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado.

Postagens relacionadas: